Os Hormônios Femininos do Amor

O que enriquece a sexualidade e mantém o seu encanto é o conhecimento e o cuidado com aquelas minúsculas substâncias químicas produzidas por nosso corpo, chamadas ‘hormônios’. Nossa vida afetiva, nosso comportamento e emoções são estimulados por essas pequeninas substâncias que correm por nossas veias e são verdadeiros duendes do amor.
Hormônio é uma palavra que vem do grego e significa estimular, movimentar. A maior parte é produzida nas glândulas endócrinas e dentre os hormônios do amor, os mais conhecidos são o estrogênio e a testosterona, o yin e o yang dos hormônios.
O estrogênio é o responsável pelas características yin e é produzido principalmente nos ovários. Por isso as mulheres têm uma forma mais arredondada e suave do corpo. Estimula a menstruação mensal, protege contra a osteoporose, lubrifica a vagina, além de produzir vários efeitos especiais, como tornar a mulher mais bonita, bem humorada e com o desejo à flor da pele.
O estrogênio é realmente o hormônio do amor. Ele é capaz de liberar no organismo uma outra substância chamada ‘oxitocima’, que provoca estados de felicidade e uma saudável atitude amorosa nas relações. Seus efeitos podem despertar o desejo pelo toque, relaxar o corpo e produzir uma maravilhosa sensação de bem-estar. Por isto, quanto mais os casais se tocam, mas ativam a oxitocima.
A vida acelerada e o estresse podem reduzir o nível de estrogênio no corpo, bem como também a remoção dos ovários e a menopausa. Da mesma forma, inibe a produção da oxitocima o uso de álcool, drogas e a falta de toque ou contato sexual.
É claro que um hormônio, mesmo um hormônio tão especial como o estrogênio, não substitui o sentimento de amor entre duas pessoas. Mas o que enriquece a sexualidade e sustenta o seu encanto pode estar na magia de uma pequenina substância química que percorre todo nosso corpo e reverbera em nossa alma.
Esse poder é tão mágico que foi estudado por antigas tradições da India, pelos taoístas chineses, pelos adeptos da Rosacruz, entre outros. A cada glândula do corpo eles atribuíram uma função mística ou espiritual, independente da produção dos hormônios de cada uma.
Glândula Pineal: a mãe da espiritualidade
A nossa bússola para nos guiar para a luz divina.
Glândula Pituitária: a mãe da inteligência
É o portal da sabedoria e nos inicia na trajetória espiritual.
Tireóide: a mãe do crescimento
É o impulso para o desenvolvimento do intelecto e da razão.
Timo: a mãe do coração
A porta da beleza e da harmonia artística e afetiva.
Pâncreas: a mãe da transformação
O guia para integração de todos os alimentos espirituais.
Glândulas supra-renais: as mães do fogo e da água
O poder dos elementos em nosso corpo.
Glândulas sexuais: as mães da essência
O alimento dos órgãos do amor.
Esses significados, independentemente da função hormonal de cada uma das glândulas, inspiram a percepção de que o mesmo que nos liga à terra, nos une ao céu. Somos seres espirituais vivendo numa realidade material.
Se quiser sentir a presença das glândulas e sua energia, aprenda a entrar em contato com elas. Não precisa saber onde se localizam, apenas relaxe e peça que elas guiem suas mãos.
Sente-se com as costas retas, feche os olhos e abra o coração.
Respire várias vezes lentamente, e coloque suas mãos sobre os ovários, deixando que uma agradável sensação de amor os preencha completamente. Mantenha a consciência em seus ovários e respire suave, mas profundamente, até que comece a sentir a sua presença dentro de seu corpo.
Lentamente, faça a mesma coisa com todas as outras glândulas, passando e mantendo por alguns minutos as mãos sobre as supra-renais, o pâncreas, o timo, a tireóide, a pituitária até chegar na pineal, no topo da cabeça. Em cada uma repita o mesmo gesto de sentir a presença da glândula e enviar o seu amor em forma de ondas de energia.
Quando terminar, deite-se por alguns minutos e sinta o suave calor que se espalhou por todo seu corpo. Sinta a presença de todas essas pequenas substâncias que trazem vida e energia para você e encha de gratidão o seu coração. Todas elas estão a seu serviço nesta vida. Sinta gratidão por isso!
Deixe sua opinião, é importante para melhorarmos ainda mais.