top of page
Crianças na fazenda de vegetais
Pós-Graduação em Educação Transpessoal

Em breve

----------

Período: Em breve

Carga Horária: 360h

Sábado das 09h às 18h

Domingo das 09h às 13h

O que é a Educação Transpessoal?

Como seria uma pedagogia orientada por valores que refletissem as emoções e os ideais mais profundos e verdadeiros dos educadores? Como seria se pudéssemos resgatar aqueles sonhos que conduziram os educadores às salas de aula esperando poder transmitir aos seus alunos o fogo da transformação interior?


Estas foram as perguntas que nortearam a organização desse curso. A partir da Transpedagogia, uma abordagem transpessoal em educação, vamos criar as condições práticas para a ascensão de uma docência espiritualizada, uma ciência com consciência, consolidando um aprendizado mais significativo, coerente e prazeroso.

Temos como proposta unir num mesmo percurso, as emoções, as incertezas, os saberes já construídos pelos participantes, aspectos que fazem parte do processo de criação e construção de uma nova didática, de um novo caminho para se ensinar e aprender.


Educadores são como Árvores da Vida em perpétua evolução! Como as árvores, eles também carregam a sabedoria de passar pelas quatro estações, sempre se reconstruindo e oferecendo aos seus aprendizes uma prática pedagógica que, para além da objetividade dos conteúdos, considera e acolhe os aspectos subjetivos do ser.

Objetivo:

Pretendemos realizar um trabalho de base científica, ao mesmo tempo de artesania, de construção e criação. Um aprendizado a ser saboreado, o saber como sabor. Uma docência vibrante e saborosa, alicerçada em uma unidade de princípios e valores humanos. Um momento de descontração, autoconhecimento, autotransformação e o aprendizado de novas estratégias didáticas para enriquecer a prática pedagógica.

Para quem é esse curso?

Somos todos eternamente aprendentes. Este curso foi organizado para todos aqueles que buscam aprimorar o processo da educação. Profissionais que trabalham na área da Educação em todos os níveis de ensino – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Universidades, Faculdades, Cursos de Pós-Graduação – e que atuam no universo da sala de aula e/ou em equipes pedagógicas, em equipes de formação inicial e continuada de professores, bem como em equipes gestoras e secretarias de Educação.

composição post it.png
WhatsApp Image 2020-10-28 at 15.23.10 (1

18 Módulos

Aulas 1 final de semana por mês!

WhatsApp Image 2020-11-09 at 13.23.02.jp

Coordenadora do curso

Raquel Pereira Alves

LOCAL:

Sabiah- Encontro de saberes

R Paulo Lanza, 91

Jd Santa Genebra 2, Campinas-SP

NA ENTRADA DE BARÃO GERALDO ATRÁS DO POSTO

 

Avaliação

Adotamos o Portfólio como instrumento de registro dos aprendizados construídos durante o curso de Pós-Graduação em Educação Transpessoal. Nesse sentido, a avaliação considera o processo de auto formação, auto avaliação e avaliação do curso como um todo. O Portfólio é finalizado com um texto-síntese. Uma cópia do texto síntese deverá ser entregue à coordenação no último módulo.

 

Certificado e Titulação 

Será concedido o diploma de Especialização em Educação Transpessoal pela FAVI - Faculdade Vicentina e pelo CLASI – Instituto de Transpessoal. O recebimento do Diploma estará condicionado a presença do aluno em 80% dos Módulos (é necessária a posterior reposição), apresentação do Portfólio com o texto-síntese no último módulo e todas as mensalidades quitadas.

 

ATENÇÃO!!! LEIA!!!

  • Este curso está planejado para ser na modalidade PRESENCIAL. Se não for possível iniciá-lo em março/2021 nessa modalidade, informaremos aos inscritos as medidas possíveis de serem adotadas.

  • Pode haver alterações na ordem de realização dos módulos em razão de necessidades e/ou eventualidades.

  • Recomendamos leitura de pelo menos uma das bibliografias indicadas em cada módulo.

  • Em conformidade com a Resolução CNE/CES n. 1 de 06 de abril de 2018, não há obrigatoriedade de realização de TCC para finalização de curso de pós-graduação. No Clasi, adotamos o Portfólio como registro de auto formação, auto avaliação e avaliação do curso. Para a realização dos Portfólios, orientações serão dadas durante o curso.

Em Breve

Grade 

I. Um projeto Transpessoal em Educação: O QUE PROPÕE A TRANSPEDAGOGIA? - Profa. Mani Alvarez

Dias -------

A Educação Transpessoal é a aplicação da visão transpessoal ao ensino desde os primeiros anos, visando a formação do caráter e o resgate dos valores humanos. Inspirando-se na psicologia Transpessoal, esse novo método tem por foco iniciar a criança no autoconhecimento das múltiplas dimensões de sua consciência, através de técnicas simples e naturais. Para isso, é preciso que pais e educadores também passem pelo processo e despertem para as riquezas de seu ser interior. Estudos e pesquisas têm demonstrado os efeitos positivos para o equilíbrio físico, mental e emocional das práticas de expansão da consciência.


II. Cinesiologia e os níveis de consciência para o autoconhecimento - Profa. Lysiane Fonseca

Dias -------

Entender os conceitos de força e poder, dentro de uma visão que considera os níveis de consciência e as emoções humanas. O Educador aprenderá, através de algumas técnicas, a sustentar em sua vida as energias necessárias para sua própria transformação, para assim facilitar a transformação de seus alunos.

III. Os Valores Humanos na Educação I - Profa. Raquel Pereira Alves

Dias -------

Apresentar a metodologia da Educação em Valores Humanos bem como as técnicas pedagógicas pautadas na amorosidade. Cinco
Valores Humanos, cinco técnicas pedagógicas e os cinco níveis de personalidade e atuação. Experiência pessoal e vivência dos recursos educacionais da cooperação e da meditação como fontes para a construção de uma Cultura de Paz no ambiente escolar.

IV.  Seminário Educação do Ser Integral: contribuições teóricas

Dias -------

Seminário apresentado por grupos de alunos.
Apresentar as contribuições de vários teóricos da educação - dentre eles Paulo Freire, Célestin Freinet, Lev Semenovich Vigotsky, Jean
Piaget, Maria Montessori, Rudolf Steiner, Johann Heirich Pestalozzi - pontuando aspectos mais relevantes de suas propostas pedagógicas. Observar o legado precioso que deixaram para orientar a construção dos programas e projetos pedagógicos.

V. O autoconhecimento através da leitura do autorretrato - Profa. Raquel Pereira Alves
Dias
-------

Que marcas estamos imprimindo no mundo em que vivemos? Como estamos tecendo a nossa história de vida? Qual o legado que

estamos construindo? Encontrar possíveis respostas para estas perguntas, através do trabalho de construção e criação do autorretrato; os autorretratos da Pré-História à contemporaneidade; Registro pessoal do diálogo com o autorretrato; propicia ao participante a oportunidade de descobrir-se e... surpreender- se com a beleza de ser o que é, sujeito sempre em construção!

VI. Educação Inclusiva - Profa. Francisca de Paula Monteiro Toledo

Dias -------

Temas a serem abordados - Incluir para excluir? (Des)patologizar a infância e o cotidiano escolar. Doenças do não aprender e do não se comportar. Afinal, O que estamos fazendo com as crianças? Vivemos num impasse sócio político e social onde a (indispensável) inclusão, indispensável e urgente, é muito falada e ainda pouco realizada na prática. Aprender (e ensinar) a ouvir, ver, sentir, validar e qualificar os sujeitos em suas singularidades, a partir de uma interlocução da educação com a psicanálise, é uma aposta de abertura ao outro e às nossas limitações humanas. Interrogar-nos e interrogar a educação (leia-se a sociedade e a nós, seres humanos) que temos e a educação que queremos, a partir do Desejo, pode nos apontar saídas criativas e humanizadas para a educação inclusiva.

VII. Educação em Direitos Humanos - Profa. Angela M. C. Araújo

Dias -------

Formação docente e Educação em Direitos Humanos. Desafios atuais: prevenindo a violência escolar. Os direitos humanos na perspectiva de raça, gênero e etnia. A formando sujeitos de direitos.

VIII. Como desenvolver a Inteligência Espiritual na Educação? - Profa. Monica Alvares da Silva Gomes

Dias -------

A física moderna, especialmente a teoria quântica, deixa entrever que o espírito humano emerge de profundezas que se situam muito além da consciência pessoal; e reconhece que há um elo que une a matéria, a vida e a consciência. Sobre isso, Jean Guitton diz que, tal como uma chapa holográfica, que contém o todo em cada parte, cada ser humano é a imagem da totalidade divina. Nesse módulo vamos explorar essa experiência do Todo.

IX. Orientação Texto Final do Portfólio: obra prima transpedagógica - Profa. Aparecida Silva

Dias -------

Quando o conhecimento científico está dentro das normas técnicas, ele indica confiabilidade e segurança. O procedimento técnico
cria uma uniformidade, permitindo o alcance de um padrão facilmente compreendido pelos pesquisadores. Esse módulo oferece as orientações para a elaboração do Texto Final do Portfólio (TFP).

X. Técnicas de Meditação em sala de aula - Prof. Celso Galhardo Monteiro

Dias -------

Introdução histórica, geográfica e cultural sobre as diversas práticas de meditação no mundo. Meditação no mundo oriental e
ocidental. Importância da postura física e mental durante a meditação – anatomia da pelve e cérebro. Definição e práticas de atenção plena, focada e seletiva. Práticas Shamatha, Vipassana e Shunyatha. Os três silêncios. Introdução ao Bhagavad Gita. Introdução à Filosofia e Meditação Raja Yoga – yoga da auto soberania. Transdisciplinaridade e Meditação. Importância e papel da meditação no campo da pedagogia. Experimentos práticos meditativos.

XI. A importância dos Mitos e dos arquétipos para a educação - Profa. Mani Alvarez

Dias -------

O conhecimento de povos originários sobre técnicas de expansão da consciência. Resgate da nossa ancestralidade por meio de ritos e mitos. Vivência dos quatro caminhos: Guerreiro, Curador, Visionário e Mestre.

XII. Liderança Mediadora: autoridade e competência em sala de aula - Prof. Ronald C. Negri Junior

Dias -------

Ensinamentos inspirados no livro O Monge e o Executivo sobre como implantar uma liderança servidora em empresas e instituições, e
como melhorar o desempenho visando os relacionamentos e despertando o que há de melhor em cada um. A liderança mediadora e amorosa na sala de aula.

XIII. Jogos Cooperativos para a Paz - Profa. Maristela Ramos

Dias -------

O que são jogos cooperativos? Diferença entre jogos cooperativos e jogos competitivos. O outro como adversário ou como parceiro? O despertar da consciência cooperativa. Objetivos dos jogos cooperativos. O exercício da convivência para o desenvolvimento pessoal
e para a transformação social. Oficina: jogos cooperativos para a paz.

XIV. Técnicas de Comunicação não-violenta em sala de aula - Profa. Ana Alvarenga

Dias -------

Princípios e Conceitos Básicos da CNV; Escuta Ativa e Expressão Autêntica; Formas de Comunicação que bloqueiam e que favorecem a
Conexão; Necessidades Humanas Universais; Autoempatia e Heteroempatia; Pedidos x Exigências; Julgamentos x Necessidades e
Sentimentos. Práticas em duplas, Dinâmicas de Grupo, Encenação de Padrões e Círculo de Diálogo, que propiciam aos participantes condições para auto percepção sobre como interagem e se comunicam com as outras pessoas no seu cotidiano. A partir disso, eles identificam os padrões mais presentes em suas atitudes e experimentam novas formas de interagir na comunicação.

XV. Educação e Valores Humanos II - Profa. Raquel Pereira Alves

Dias -------

Revisitando as matrizes dos valores humanos em nossa vida: legados materno e paterno. A presença desse legado em nossa escolha
profissional. Linha do tempo da Vida Profissional: marcos principais. Projetando o futuro: Linha do Tempo com os aprendizados da
Transpessoal. Não há docência sem discência: saberes necessários à prática educativa pautada nos Valores Humanos

XVI. A arte como instrumento pedagógico - Profa. Marta Gehringer

Dias -------

Arte como forma de expressão e comunicação; Função transpessoal e transformadora da arte; Valor e propriedades didáticas dos
materiais expressivos; Arte como instrumento para guiar, incentivar e desenvolver uma relação prazerosa de confiança e receptividade à natureza em todas as suas formas (antídoto para um excesso de artificialidade dos dias de hoje); Arte como promotora do autoconhecimento; Arte como estímulo à sensibilidade, ao discernimento e à gratidão. Arte como facilitadora no processo de transmissão de conhecimento.

XVII. A magia da contação de histórias - Profa. Malu Neves

Dias -------

Experiência lúdica de visitar a vida dos grandes mestres e sábios, personagens da mitologia e dos contos de fadas, através de histórias que ensinam e fascinam. Como recriar a magia de sua história de vida? Um caminho para os educadores.

XIII. Apresentação dos Portfólios, celebração e encerramento do curso

Dias -------

Equipe coordenadora e todos os professores.

MOMENTO SALA DE AULA: Além dos 18 módulos, reservamos um espaço especial para o aprendizado de várias atividades que a Educação Transpessoal considera muito importantes para enriquecer mais ainda a formação docente. São atividades que depois podem ser adaptadas e/ou recriadas para se trabalhar com grupos de alunos e/ou de professores! Num misto de vivências terapêuticas e pedagógicas, teremos oficinas de sensibilização estética; filmes temáticos e discussão; atividades para o desenvolvimento da criatividade; vivências em manualidades e expressão artística; resolução de conflitos da relação pedagógica através de sessões de psicodrama pedagógico; atividades lúdicas para a expressão da espontaneidade; danças circulares e exercícios corporais. Mais ainda!!! RODA DE CONVERSA com professorxs convidadxs!

Investimento 

MATRÍCULA: -------

MENSALIDADES: 18 parcelas de R$------, com vencimentos no dia 10 de cada mês, a partir de ------.

*O reembolso parcial (50%) será realizado apenas com aviso prévio de 30 dias, após esse período não haverá reembolso.

Corpo Docente 

Ana Alvarenga 

Especialização em Análises Clínicas pelo CRBio-1; Graduação em Ciências- Biologia, PUC, Campinas/SP. Especialista em Comunicação Não Violenta e Mediação de Conflitos Familiar e Organizacional.

Angela Maria Carneiro Araújo

Pós-doutorado pela University of Manchester e pós-doutorado pelo Centre Recherches Sociologiques et Politiques de Paris. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília.

Celso Galhardo Monteiro

Graduação em Medicina pela Universidade de Taubaté. Especialização nas Áreas de Ginecologia e Obstetrícia; Especialização em Medicina
Homeopática pela Associação Paulista de Homeopatia e em Medicina Antroposófica pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica.

Francisca de Paula Toledo Monteiro

Pedagoga com doutoramento em Educação Inclusiva pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa (em curso). Mestre em Educação e Psicanálise, pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil (2005-2008). Integrante, implementadora e divulgadora dos trabalhos e protocolos do grupo multidisciplinar “Despatologiza– movimento social pela despatologização da educação e da sociedade”.

Lysiane Resende Fonseca

Graduação em Comunicação Social, PUC – Campinas; Instrutora de Yoga pelo The Yoga Institute – Mumbai/India e Wise Living Yoga – ChiangMai – Tailandia; Life Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching; Certificação Internacional Neuro Change Solutions – Dr. Joe Dispenza; Especialização em Psicologia Transpessoal pelo CLASI. Consultora corporativa internacional certificada pela NeuroChangeSolutions, Dr. Joe Dispenza.

Malu Neves

Arte-Educadora formada pela Escolinha de Arte do Brasil/RJ.  Contadora de histórias desde 1995. Obteve duas premiações pelo FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) em 2007 com o “Projeto Contando Contos” e na edição de 2016/2018 com o “Projeto Vou te Contar uma História”. Realizou o “Projeto Contos e Cantos” juntamente com a regente e cantora Ana Salvagni, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp. É Membro do Coletivo Entrefios e Memórias do Casarão Cultural/Campinas. Seu trabalho como Contadora de Histórias tem o intuito de melhorar práticas pedagógicas e explorar as inúmeras possibilidades que esta atividade contempla.

Mani Alvarez

Doutora em Filosofia da Educação (UNICAMP), Especialização em Psicologia Transpessoal; Fundadora e Diretora do CLASI - Instituto de
Transpessoal.

Maristela Ramos

Pós-graduação em Arteterapia em Educação e Saúde, Universidade Candido Mendes, RJ; Graduação em Pedagogia, pela UNIFRAN; formação em Danças Circulares e Sagradas, TRIOM, SP, Formação em Educação em Valores Humanos pela Fundação Peirópolis de Uberaba, e pelo ISSE - Institute of Sathya Sai Education–Thailand.

Maria Aparecida da Silva

Psicóloga pós-graduada em Psicopatologia e Dependência Química/ Universidade da Cidade de São Paulo-Unicid, e Especialização em Psicologia Transpessoal pelo Clasi-Instituto de Transpessoal. Compositora transpessoal, utilizando-se da música para expressar seu próprio processo de desenvolvimento na busca pela expansão de consciência e transcendência.

Marta Gehringer

Psicóloga, com Especialização em Sexualidade; Especialização em Arteterapia de base gestáltica e em Arteterapia de base junguiana pela
UNIP. Cursos de extensão em Psicologia Existencial Humanista, Recursos Humanos (GV), Psicanálise Humanista Bioniana, Hipnose Ericksoniana, Constelação Familiar, Aromaterapia.

Mônica A S Gomes

Graduação em Serviço Social, pela UNIP- Campinas; Especialização em Psicologia Transpessoal, pelo CLASI, formação em Coaching Integral
Sistêmico pela FEBRACIS; focalizadora de Danças Circulares pela faculdade Uniluz (antiga Nazaré Paulista).

Raquel Pereira Alves

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP; Pós-graduação em Psicodrama Pedagógico e Dinâmica de Grupo; Pós-
graduação em Arteterapia, pelo NAPE; Graduação em Educação Artística e Artes Visuais pela FUMESU; Formação em Educação em Valores Humanos pela Fundação Peirópolis. Artista e arteira.

Ronald Negri Junior

Tecnólogo em Eletrônica e Telecomunicações, Auditor Lider pelo BVQI (Bureau Veritas Quality International), Instrutor e auditor em TQC (Total Quality Culture), instrutor em P&ae (People and Assets Effectiveness Teams), Teólogo formado pela Universidade Jesuíta Claretiana; Especialização em Psicologia Transpessoal pelo CLASI.

Em Breve
bottom of page