cursos

Pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Este curso inclui formação básica em Fitoterapia, Florais. Aromaterapia, Reflexologia Podal, Mindfulness, Arteterapia, Cristalterapia, Massagem Shantala para bebês, Práticas Taoístas de Auto Cuidado, Danças Circulares, Liang gong, Técnica de HQI, Práticas para uma Longevidade Saudável, Massoterapia para alívio da dor, Tratamento Sistêmico da Dor, entre outros.

Este curso faz parte de uma Especialização credenciada pelo MEC, portaria 1765 de 01 de novembro de 2006. Indicado especialmente para profissionais da área de saúde, terapeutas e psicólogos.
PICS ATUAL
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Início: 29 e 30 de setembro
Matrículas Abertas


"A formação de um Terapeuta deve ter por objetivo despertar, nas pessoas chamadas para essa missão, o verdadeiro desejo de servir e cuidar".

PROPOSTA DO CURSO

Proporcionar uma formação rigorosa e abrangente a pessoas que tem interesse em utilizar tecnologias naturais, eficazes e seguras, reconhecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo SUS (Sistema Unificado de Saúde), amparadas pelo Ministério da Saúde (Portaria 971/2006 – PNPIC) e que tem por objetivo contemplar uma abordagem da saúde de maneira integral.
Nossa proposta é desfazer a visão fragmentada da saúde e formar Terapeutas com uma visão integrativa e abrangente de vários métodos de tratamento, de forma a poder atuar utilizando a prática terapêutica que melhor se aplique a cada caso particular.
Nossa equipe é formada por professores experientes e com formação comprovada na área da naturopatia.

Público Alvo:
Este curso é aberto a pessoas de todas as áreas - médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas, funcionários do SUS, da rede pública e particular e para pessoas interessadas em conhecer as terapias complementares para uso pessoal e/ou profissional.

Titulação:
Será concedido o título de ‘ Especialização em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde’ pela FAVI – Faculdade Vicentina, de Curitiba para aqueles que completarem as 360 horas exigidas pelo MEC.
Módulos avulsos terão certificado da disciplina que foi escolhida.

Local:
Pátio Boulevard Mall
Rua Barão Homem de Melo, 200, bairro 31 de março, em Campinas
(próximo ao Shopping Galeria) http://patioboulevardmall.com.br/
Para quem vem de fora indicamos o Hotel Sleep Inn Galleria (hspedagem não-inclusa) a 500 m do local.

Horário:
Sábado, das 9 às 18 hs; domingo, das 8 às 16 hs. intervalos para coffee break e almoço.

Taxa de matrícula:
R$ 250,00 - descontos de 50% para inscrições até 30 de agosto;
Depósito da matrícula em conta do Banco Itaú, ag. 0546, c/c 37974-4
Titular Maria Escolástica Alvares da Silva - CPF 068.382.828-28
Enviar comprovante após o depósito para contato@clasi.org.br

Investimento:
São 22 Módulos, sendo o curso parcelado em 22 parcelas mensais de 620,00.
As parcelas começam a ser pagas em outubro, através de boletos bancários.
Módulos Avulsos: 450,00.
Alunos de outros cursos e ex-alunos, desconto de 50%.sobre o valor da Pós-graduação.
Matrículas em grupo para o curso de pós-graduação, desconto de 30%

MAIORES INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
Escreva para contato@clasi.org.br ou ligue para 19-3258-6184 / 19-98124-3434


PROGRAMA DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO:

29 e 30 de setembro
ABERTURA DO CURSO

Sábado: A formação do Terapeuta Holístico, com Mani Alvarez
Visão Holística da saúde, mudança de paradigma e a importância do Terapeuta para a nova medicina que surge no mundo.
Domingo: Apresentação especial com a Dra. Eloísa Pimentel: A Cosmovisão de Santa Hildegarda e seu trabalho precursor com as plantas medicinais.

27 e 28 de outubro
Técnicas de Meditação para a saúde plena

Método que busca um estado de profundo relaxamento e ausência de expectativas, levando a um alívio do estresse, ansiedade, depressão, dores crônicas, hipertensão arterial, dificuldades de concentração, dentre outros. Além disso, a meditação é fonte de sentimentos de paz e conexão com o Todo.
Prof. Rodolfo Valentim

24 e 25 de novembro
Técnicas para promover uma longevidade saudável

Apresentação de várias técnicas para estimular a vitalidade e atenção aos cuidados com a saúde na terceira idade: automassagem para dores de cabeça e cansaço mental; relaxamento e meditação; exercícios para Consciência Corporal; Lian gong; Ritos Tibetanos e Argiloterapia.
Profa. Wanda Patrocínio

14 e 15 de dezembro
Shantala e Cristalterapia

A Cristalterapia consta de conhecimentos milenares sobre o uso da energia dos cristais para harmonização e equilíbrio do corpo físico, mental, emocional e espiritual. Serão demonstrados os efeitos e o uso dos cristais para o equilíbrio energético.
A Shantala é uma massagem indiana que pode ser aplicada nos bebês desde os primeiros dias de vida. Seus efeitos acalmam, aliviam as dores de barriga, melhora a respiração e traz mais consciência corporal para o bebê.
Profa: Silvana Aschermann Bardini

26 e 27 de janeiro de 2019
Formação Básica em Aromaterapia I

História dos óleos essenciais, métodos de extração, vias de absorção, aplicação e química dos óleos essenciais; a ciência da aromatologia; óleos carreadores; a ciência dos cheiros; apresentação dos óleos essenciais amadeirados e balsâmicos, florais, cítricos, verdes e especiarias
Profa. Lucia Lucatto

23 e 24 de fevereiro
Formação Básica em Aromaterapia II

Treinamento no uso da aromatologia e dos óleos carreadores; a ciência dos cheiros; apresentação dos óleos essenciais amadeirados e balsâmicos, florais, cítricos, verdes e especiarias
Profa. Lucia Lucatto

23 e 24 de março
A Arteterapia aplicada aos cuidados da saúde

A função transpessoal da arte, valorr e propriedades terapêuticas da Arteterapia aplicada à saúde, mandalas Terapêuticas e vivências
Profa. Raquel Alves Pereira

27 e 28 de abril
Noções Básicas de Fitoterapia I

 Instrumentalizar os alunos no conhecimento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Sistema Único de Saúde.
 Promover a divulgação e a informação dos conhecimentos básicos sobre plantas medicinais e fitoterápicos como um recurso terapêutico, ampliando a visão e a consciência das interações dos seres humanos com a natureza.
 Apresentar formas adequadas e prática a utilização das plantas medicinais, aspectos legais e do uso de medicamentos Fitoterápicos, com base nas Farmacopeia Brasileira, Mementos Fitoterápicos e nas Farmácias Vivas.
Profa. Lucia Lucatto

25 e 26 de maio
Noções Básicas de Fitoterapia II

• Métodos extrativos - Formas farmacêuticas e Magistrais; Utilização dos Fitoterápicos.
• Introdução a Fitoquímica; Princípios ativos de origem vegetal; Controle de qualidade de drogas vegetais
• Métodos de Obtenção de Formas Galênicas e Magistrais e Farmacologia de Fitoterápicos baseados em Farmacopeias e Mementos Terapêuticos.
• Plantas Medicinais e fitoterápicos e indicações para os diversos sistemas: digestório, respiratório, cardiovascular, esquelético, geniturinário, sistema nervoso e no tratamento de lesões de pele.
Profa. Lucia Lucatto

30 e 31 de junho
Noções Básicas de fitoterapia III

• Resgatar e valorizar a cultura popular no que se refere à utilização de plantas medicinais.
• Apresentação de plantas medicinais com ação anti-inflamatória e as estudadas para os sistemas reprodutores masculino e feminino.
• Apresentação das plantas medicinais nas afecções dos sistemas geniturinário, sistema nervoso.
Propriedades terapêuticas e indicações das formulações
Prof. Lucia Lucatto e professores convidados

27 e 28 de julho
Noções Básicas de fitoterapia IV

• Apresentação das plantas medicinais e a utilização nas afecções dermatológicas, lesões de pele e no tratamento de feridas.
• Critérios para utilização das plantas seguras e as contraindicações.
• Rever as práticas e as fórmulas farmacêuticas de utilização nos diversos sistemas e a tratamentos. Exercício final com os novos conhecimentos.
Aula Prática- Visita Técnica ao Instituto Plantarum em Nova Odessa no Domingo.
• Ampliar a visão e a integração dos saberes e compreender a razão do Jardim das Utilidades. Como construir uma horta ou jardim com plantas medicinais e o seu uso no dia a dia.
Prof. Lucia Lucatto e professores convidados

24 e 25 de agosto
Terapia Floral I

O programa compreende a história da terapia flora e da vida e obra do Dr. Edward Bach; Fundamentação teórica e filosófica; Estudo dos sistemas florais de Bach; Modo de preparo das essências florais; Técnica de escolha e indicação das essências florais
Profa. Dra. Zilda Ribeiro

28 e 29 de setembro
Terapia Floral II

Elementos éticos do vínculo terapeuta/cliente e da prática terapêutica; Discussão e supervisão de casos clínicos.
Profa. Dra. Zilda Ribeiro

26 e 27 de outubro
Terapia Floral III

Elementos éticos do vínculo terapeuta/cliente e da prática terapêutica; Discussão e supervisão de casos clínicos.
Profa. Dra. Zilda Ribeiro

23 e 24 de novembro
Terapia Auricular

Auriculoterapia é uma área da Acupuntura destinado ao tratamento da saúde física e mental através de estímulos de pontos situado no pavilhão auricular, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central. Cada orelha tem pontos de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo.
Profa. Elaine Garcia

14 e 15 de dezembro
Práticas Taoístas de Autocuidado

Representam os antigos conhecimentos da medicina chinesa anteriores à influência do pensamento científico ocidental e ao processo de hibridização da medicina chinesa com a biomedicina. Estas práticas contemplam as ações de autocuidado que utilizam os movimentos corporais, a alimentação, a meditação, a automassagem e o uso de plantas medicinais a partir dos princípios da Medicina Clássica Chinesa. Serão introduzidos os elementos essenciais destas práticas, de forma que cada um possa utilizá-las para si e integrá-las ao seu trabalho terapêutico.
Prof. Otávio Contatore

25 e 26 de janeiro de 2010
TuiNá - Massagem Clássica Chinesa

A massagem Tui Na é uma das práticas terapêuticas clássicas da medicina chinesa. Neste módulo serão apresentados: os conceitos da medicina chinesa relacionados aos processos de saúde/doença, várias técnicas de manipulação, os principais pontos utilizados nos tratamentos de saúde e a integração da massagem com outras práticas de cuidado.
Prof. Otávio Contatore

22 e 23 de fevereiro
Reflexologia podal à luz dos quatro elementos (terra, água, ar e fogo)

Demonstrar na prática a estimulação de determinados pontos situados nos pés e seus efeitos e a relação dos pontos da reflexologia com os quatro elementos. A função dos elementos no corpo humano e nas emoções. Treinamento entre os alunos para reconhecer e equilibrar os 4 elementos a partir de toques e massagens nos pés.
Profa Rita Batistella

28 e 29 de março
Massoterapia para alívio da dor

Conhecimentos sobre a anatomia muscoloesquelética direcionada as terapias manuais, prática clínica em anatomia palpatória, diferenciar banda tensa, contratura muscular, ponto gatilho e aplicar seus respectivos tratamentos manuais. Além de estar ciente dos materiais, indicações e contra-indicações das técnicas: massagem sueca, massagem terapêutica, drenagem linfática, liberação de ponto gatilho e liberação
Profa. Marina Barbosa

25 e 26 de abril
Tratamento sistêmico da dor

Apresentar as diferentes classificações da dor para avaliar o paciente álgico de forma qualitativa e quantitativa. Traçar a melhor conduta terapêutica referente as Práticas Integrativas e Complementares já preexistentes no currículo do curso para o paciente álgico, além de promover educação em dor e auto-cuidado conforme modelo biopsicossocial em saúde.
Profa. Marina Barbosa

30 e 31 de maio
Danças Circulares

As Danças Circulares Sagradas tem sua origem na Comunidade Holística de Findhorn, norte da Escócia, através do trabalho de meditação ativa do professor e bailarino alemão Bernhard Wosien.
Propõe-se trabalhar a história das Danças Circulares Sagradas; a metodologia criada por Bernhard Wosien, o conceito do círculo e a função do Focalizador; a Dança e a reprodução de símbolos arquetípicos; prática de danças tradicionais e contemporâneas; as Danças Circulares Sagradas no processo de autoconhecimento e saúde; argumentos da inclusão das Danças Circulares Sagradas como Prática Integrativa e Complementar na saúde.
Profa. Mairany Gabriel

27 e 28 de junho
Curso Básico de HQI – Homeostase Quântica Informacional

Introdução à Teoria Holoinformacional Quântica; conceitos básicos sobre os comandos quânticos; seu uso prático para resolver problemas emocionais e padrões mentais que causam desconforto; programações e salto quântico.
Profa. Wanda Patrocínio

Data a confirmar
Encerramento

Apresentação dos trabalhos de conclusão do curso
Celebração para entrega dos diplomas

COORDENAÇÃO DO CURSO E PROFESSORES CONVIDADOS

Mani Alvarez - Coordenadora
Mestre e Doutora em Filosofia da Educação, pela UNICAMP; cursos avançados de aperfeiçoamento na França, formação em Psicanálise pela Sociedade Campinense de Psicanálise, e Especialização em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT; diretora do CLASI – Centro Latino-americano de Saúde Integral e coordenadora do convênio entre a Faculdade Vicentina de Curitiba e o Clasi.

Dra. Zilda Ribeiro
Mestre na área de Ergonomia pela UFSC; Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com especialização nas áreas de Clínica Médica e Infectologia; Pesquisadora na área de Terapia Floral, tendo realizado diversas pesquisas nessa área. Estudo na área de fitoterápicos relacionados às doenças infecciosas, junto à Disciplina de Infectologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciência Médicas da UNICAM.

Lucia Lucatto
Especialização em Práticas Complementares e Integrativas na Saúde, pelo Clasi e Faculdade Vicentina, Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração(1980), Enfermagem do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Araras (1987); formação em Aromaterapia.

Monica Alvarez - Coordenadora
Terapeuta Transpessoal e Master Coach Integral Sistêmico; Graduanda em Serviço Social, pela Unip; Formada em Psicologia Transpessoal pelo Clasi – Centro Latino Americano de Saúde Integral; Terapeuta Comunitária pela UFCE (Universidade Federal do Ceará); Focalizadora de Danças Circulares Sagradas, pela Comunidade de Nazaré Paulista; Coach Integral Sistêmico, pela Febracis. Formação em Resgate da Auto-estima: Cuidando do Cuidador, com o Dr. Adalberto Barreto, pela UFCE (Universidade Federal do Ceará); Professora convidada para os módulos de Inteligência Transpessoal, Cuidando do Cuidador, Acupuntura Emocional e Eliminação de Sentimentos Tóxicos e Danças Circulares, dos cursos de Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, do CLASI.

Marina Barbosa de Almeida
Fisioterapeuta – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – 2016
Pós-graduação em Dor – Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, SP – Pós-graduação em Acupuntura – INCISA/IMAM, BH - Bacharel em Naturologia Aplicada – Universidade do Estado de Santa Catarina, SC – Atuação clínica há 12 anos com Práticas Integrativas e Complementares no manejo da dor aguda e crônica. Idealizadora do método Tratamento Sistêmico da Dor.

Wanda Patrocinio
Pedagoga, Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação pela UNICAMP.
Professora e Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional (Instituto Quantum).
Docente do curso de Mestrado em Psicologia / Psicossomática (UNIB, SP). Curso de Extensão em Psicogerontologia (PUC-SP). Bailarina, Massoterapeuta e Argiloterapeuta

Selene Sacadura
Instrutora de Mindfulness Certificada pela UNIFESP. Terapeuta Transpessoal. Biopsicóloga. Psicodramatista. Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Professora Universitária. Especialista em Sexualidade Humana. Mestra em Administração e Especialização em Psicologia Transpessoal pelo CLASI

Octávio Augusto Contatore
Octávio Augusto Contatore possui graduação em psicologia, mestrado em Saúde Coletiva e é doutorando no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Iniciou seus estudosnas práticas chinesas para o cuidado à saúde em 1982 na cidade de São Paulo, no Instituto Pai Lin de Ciência e Cultura Oriental e, posteriormente, no Centro de Estudos de Medicina Tradicional e Cultura Chinesa.Desenvolve estudosna área de Saúde Coletiva, no Laboratório de Práticas Alternativas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPACIS), com ênfase em Práticas Integrativas e Complementares (PIC) na Atenção Básica no âmbito do SUS. Atua como Psicólogo, Professor e Terapeuta de Práticas Tradicionais Chinesas, especificamente em Acupuntura, TuiNá (Massagem Chinesa), Fitoterapia Chinesa, Tai Chi Chuan e Tao In (Meditação).

Rita Batistella
Graduada em Matemática Pura e Aplicada, fez cursos em Terapias Corporais na Associação de Massagem Oriental, do Brasil – AMOR - e vários cursos na área holística e complementar, como Do-In, Reiki, Isis Seichim, Shiatsu, Reflexologia, Polarização e Equilíbrio dos chakras. Tem pós- graduação em Psicologia Transpessoal pelo CLASI, e ministra cursos e workshops em Psicobiologia dos quatro elementos; Desenvolveu um sistema de massagem aplicando o princípio dos quatro elementos no equilíbrio físico e psicológico. Atualmente desenvolve técnicas de Reflexologia a partir dos quatro elementos

Raquel Pereira Alves
Educadora, licenciada em Educação Artística/Artes Visuais, com Pós-Graduação em Psicodrama Pedagógico e Dinâmica de Grupo. Especialização em Arteterapia. Fez curso de especialização e aprofundamento em Educação em Valores Humanos, pela Fundação Peirópolis. Professora de Metodologia e Didática da Educação em Valores Humanos. Mestranda em Ciências Sociais na Educação - FE/UNICAMP. Membro do GPPE - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Educação, FE – Unicamp. Professora de Arte e Educação em Valores Humanos. Atualmente, é assessora e coordena projetos e cursos de Educação em Valores Humanos, para Secretarias de Educação, em algumas cidades do Brasil. Dezessete anos de experiência na Formação Continuada de Educadores, tendo como eixo norteador do trabalho a Educação em Valores Humanos e Cultura de Paz e Artes Plásticas. É uma das autoras do livro O desenvolvimento do ser humano integral: as dimensões humanas, publicado pela Millennium, Campinas, SP, 2010.

Mairany Gabriel
Arte Educadora pela PUCC; professora de Música pelo Conservatório Musical Campinas PUC; Mestra Reiki; Especialista em Arteterapia pela FCM Unicamp, turma 2003; Especialista em Danças Circulares e Jogos Cooperativos pela Unipaz Campinas/ Campos Elíseos; aluna especial da Saúde Coletiva / Lapacis, FCM Unicamp. Conselheira do Conselho Municipal de Cultura de Paz; responsável pelo projeto Intervenções Urbanas pela Cultura de Paz – Danças Circulares Sagradas no Parque Ecológico de Campinas desde 2006.

Silvana Aschermann Bardini
Terapeuta Ocupacional PUC- Campinas SP, com pós graduação em Medicina Integrativa e Complementar – UNICAMP – FCM - LAPACIS, especialização em massagem Shantala para bebês, Terapia com Cristais, Shiatsu com Cristais, Moxabustão e Do In. Terapia Ocupacional em Neurologia.

Rita De Cássia Batistella
Formação em Matemática pela UNICAMP.; Pós-graduação em Psicologia Transpessoal Integrativa pela Faculdade Vicentina (Curitiba) em parceria com o CLASI - Centro Latino Americano Ser Integral; Formação em Terapias Corporais pela Associação de Massagem Oriental do Brasil. Formação em Terapias Curativas pelo sistema Isis-Seichim Formação em Bioenergia Magnética (BEM); Terapeuta Corporal com mais de 30 anos de experiência em técnicas orientais de massagem. Idealizadora da linguagem corporal "Massagem com os 4 Elementos". Instrutora do método Harmmonie - práticas corporais de revitalização energética. Professora convidada para o módulo de Psicobiologia dos quatro elementos (terra, água, ar e fogo), no curso de Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, do Clasi.

Rodolfo Valentin
Formação em Engenharia Agrônomica, formação pelo Instituto Narayama de São Paulo como professor de Yoga e Meditação, e Yogaterapias, Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise.

Elaine Aparecida Lopes Garcia.
Graduação em Enfermagem - Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (2003) ; Especialista em UTI nenonatal e pediatrica -Unifesp SP (2006)
Especialista em Acupuntura e Shiatsu - cólegio brasileito de Acupuntura- ABACO 2015 ; Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente - Unicamp 2009


INSCREVA-SE E GARANTA O SEU DESCONTO DE 50% NA MATRÍCULA

Opinião

O que você achou deste evento?

 


Formulário de Inscrição

Dados pessoais

Seu Endereço



Curso a distância: A Abordagem Transpessoal e suas Vertentes

Você já pensou em agregar à sua bagagem curricular conhecimentos mais profundos sobre os princípios teóricos da Abordagem Transpessoal e suas vertentes na psicologia, na saúde, nas organizações?


Curso a distância: LIDERANÇA FEMININA: O MÉTODO DOS 7 PASSOS

Um curso para formação de Multiplicadoras e Facilitadoras de trabalhos com mulheres


Psicologia Transpessoal em Santo André - Turma de 2017

Quer se tornar Terapeuta Transpessoal e ainda usufruir de um certificado de Especialização reconhecido pelo MEC? Ampliar seu autoconhecimento, dar uma guinada em sua profissão e conquistar um trabalho digno são metas que você pode alcançar.


Psicologia Transpessoal - turma de 2017

Visando o autoconhecimento, a capacitação profissional e a formação terapêutica na abordagem Transpessoal, nosso curso também capacita para a docência em universidades de todo o país. Revisamos anualmente nossa programação segundo as mais recentes pesquisas na área científica


Curso de formação e Pós-graduação em Psicologia Transpessoal - 2019

Autoconhecimento e autotransformação!


2018 - Curso iniciado em março - Matrículas Esgotadas

Pare e pense: porque fazer um curso de Psicologia Transpessoal? A maioria das pessoas escolhe sua profissão baseada em valores do mercado: dinheiro, prestígio, reconhecimento social. Esses motivos são muito importantes, mas não são suficientes para trazer autorrealização. Veja nossa programação e tire suas próprias conclusões.


Agora também em São Paulo! Pós-graduação em Psicologia Transpessoal - 2018

A Transpessoal é uma abordagem diferente de tudo que já viu! Um resgate da sabedoria de antigas tradições numa linguagem atual, moderna e científica.



 

Você visualizou recentemente...

Pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Este curso faz parte de uma Especialização credenciada pelo MEC, portaria 1765 de 01 de novembro de 2006. Indicado especialmente para profissionais da área de saúde, terapeutas e psicólogos.

Este curso inclui formação básica em Fitoterapia, Florais. Aromaterapia, Reflexologia Podal, Mindfulness, Arteterapia, Cristalterapia, Massagem Sh...