eventos

Pós-Graduação em Naturologia Transpessoal

Naturologia é um conhecimento da área da saúde que se fundamenta numa visão interdisciplinar, integrativa e humanística do processo terapêutico. Sua prática já é reconhecida no Reino Unido, Canadá, Austrália, Chile e Estados Unidos, entre outros.

Março 2020
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
O Naturólogo é um profissional que trabalha com uma perspectiva de cuidado humanizado e uma escuta acolhedora, utilizando-se de diversas modalidades de práticas naturais, como fitoterapia, aromaterapia, florais, reflexologia, técnicas da medicina chinesa, meditação, etc. numa perspectiva de empoderamento do cliente visando o auto-cuidado e a auto-cura.
A Naturologia Transpessoal é uma iniciativa pioneira do CLASI com o objetivo de enfatizar e aprofundar a formação do Terapeuta e sua transformação interior, bem como ampliar sua visão terapêutica para lidar com os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais de seus clientes. Desse modo criamos uma metodologia que atende não só ao conteúdo das disciplinas, mas principalmente, à visão transpessoal pela qual esse conteúdo é ministrado. A Psicologia Transpessoal representa um diálogo entre a ciência atual e contemporânea com os mais antigos conhecimentos de sabedoria de nossa civilização, privilegiando uma visão multidimensional e integral do ser humano.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O Naturólogo Transpessoal se torna apto a realizar atendimentos a adultos, crianças, idosos, gestantes, bem como atuar também na área da educação, em SPAs, em ONGs, estâncias hidrominerais, clínicas de saúde, em Unidades Básicas de Saúde e na rede hospitalar. Não é necessário ser da área da saúde.

OBJETIVOS

A pós-graduação em Naturologia tem por objetivo promover a profissionalização legal e reconhecida do Terapeuta Naturopata para facilitar o seu reconhecimento social e estimular planos de carreira.

Estruturar e fortalecer as terapias alternativas que utilizam sistemas naturais como a Fitoterapia, as Terapias Florais, a Aromaterapia, a Reflexologia e os sistemas energéticos para uma prática mais sistemática, rigorosa e controlada, garantindo maior eficiência, qualidade e segurança para os usuários.

Promover o conhecimento de novas abordagens energéticas para prevenção da saúde física-emocional-espiritual, inclusive de idosos e gestantes.

TITULAÇÃO

Será concedido o diploma de Especialização em Naturologia Trranspessoal para alunos que apresentarem comprovação de formação universitária (em qualquer área), e que tiverem cumprido os requisitos de 360 hs de carga horária e quitação financeira do curso.
Para pessoas que não tem formação universitária, o título será de formação em Naturologia Transpessoal, com os mesmos devidos requisitos.

PÚBLICO ALVO

Este curso é especialmente indicado para médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas, funcionários do SUS, pessoas em transição de carreira e interessadas numa formação completa em Naturologia, para uso pessoal e/ou profissional.

LOCAL

Hotel Euro Suite – Campinas
Rua Regente Feijó, 595
Reservas para hospedagem: eventos@eurosuithotel.com.br
Tel: (19) 3232-3036

HORÁRIO E DURAÇÃO

O curso terá a duração de 22 meses, com aulas uma vez por mês, sábado das 9 às 18 hs e domingo das 9 às 13 hs. Carga Horária de 360 hs. Curso reconhecido pelo MEC.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Inscrições pelo site www.clasi.org.br o pagamento da matrícula será pelo Pag Seguro.
Desconto para matrícula até 31 de dezembro: 100,00; após essa data, 250,00.

INVESTIMENTO

São 22 parcelas de R$ 656,00, através de boletos bancários, com vencimentos no dia 10 de cada mês a partir de março de 2020.

MAIS INFORMAÇÕES
Escreva para contato@clasi.org.br ou ligue para 19-3258-6184 / 19 - 98124-3434


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


PROGRAMAÇÃO

O curso consta de Módulos Temáticos de Naturologia e aulas de Formação do Terapeuta Transpessoal. Os Módulos Temáticos serão apresentados abaixo, e a Formação do Terapeuta Transpessoal inclui aulas de Meditação, Inteligência Espiritual, Cartografia da Consciência, Cuidados Paliativos, Estágios do Terapeuta, Vivências de Autoconhecimento, Metodologia Científica para o TCC, Terapia Comunitária, entre outros.

DATAS DOS MÓDULOS
14 e 15 de março de 2020 - A formação do Terapeuta e Introdução à Psicologia Transpessoal
Neste Módulo de introdução do curso vamos apresentar a visão Holística da saúde, o significado de uma mudança de paradigma e a importância da função do Terapeuta para a nova medicina que surge no mundo. No domingo terão início as aulas para a Formação do Terapeuta.

18 e 19 de abril - Psicossomática e Psicopatologia na Visão Integral do Ser
Psicossomática “Psique – Alma” e “ Soma- Corpo”, refere-se à relação Corpo-Mente. Trata-se de uma ciência com abordagem integrativa que estuda os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo no adoecimento, e isto é feito através de uma leitura simbólica da linguagem corporal.

23 e 24 de maio - Técnicas para promover uma longevidade saudável
Apresentação de várias técnicas para estimular a vitalidade e atenção aos cuidados com a saúde na terceira idade: automassagem para dores de cabeça e cansaço mental; relaxamento e meditação; exercícios para Consciência Corporal; Lian gong; Ritos Tibetanos e Argiloterapia.

20 e 21 de junho - Terapia Floral: Florais de Bach
Iremos abordar as essências Florais do Sistema Inglês de Edward Bach. Atualmente conhecida e utilizada em quase todo o mundo, a Terapia Floral é reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1976. É a base para todos os sistemas florais. Serão apresentados os 12 arquétipos florais de Bach.

18 e 19 de julho - Terapia Floral: Filhas de Gaia
O Sistema Filhas de Gaia é um sistema floral nacional pesquisado por Maria Grillo, que atua no cultivo de valores e virtudes para a transformação do Ser,seguindo a Filosofia e os preceitos do Dr. Edward Bach. O Sistema Floral Filhas de Gaia cuida de temas da Alma como, Fortalecimento e Equilíbrio da Personalidade, Relacionamentos e Vínculos Saudáveis, Nutrição Afetiva, Limpeza e Proteção, Assertividade, Princípio Feminino etc. Iremos focar nas questões femininas da Menarca, Maturidade e Menopausa.

15 e 16 de agosto - A Cosmovisão de Santa Hildegarda e seu trabalho precursor com as plantas medicinais.
Foi uma Naturopata muito antes do termo se tornar conhecido. Hildegarda de Bingen, freira beneditina alemã do século XII, foi canonizada em 2012, e tem vários livros sobre plantas medicinais, alimentação e tratamentos naturais para diversas doenças. Ela é estudada como uma freira que há 800 anos nos ensinou os bálsamos para a cura.

19 e 20 de setembro - Ressonânicas: a Fitoterapia e sua relação com os 5 elementos
A Ressonância por meio das ervas atua com a concepção básica de que as ervas possuem um campo de energia com a capacidade de gerar influência sobre a anatomia sutil dos seres vivos. Apresentaremos uma abordagem das Ervas e Plantas Medicinais e sua relação com os 5 elementos da Constitucional Chinesa

17 e 18 de outubro - Sábado: Noções Básicas de Fitoterapia
Neste Módulo teremos uma introdução geral às principais plantas medicinais da Farmacopéia Brasileira, formas de utilização e aspectos legais da prescrição. No domingo teremos uma visita guiada ao Instituto Plantarum em Nova Odessa.

21 e 22 de novembro - O uso prático dos cristais
Apresentação do conhecimento milenar sobre o uso da energia dos cristais para harmonização e equilíbrio do corpo físico, mental, emocional e espiritual. Serão demonstrados os efeitos e o uso dos cristais para o equilíbrio energético.

5 e 6 de dezembro – Formação Básica em Homeostase Quântica Informacional - HQI
Módulo I: A HQI é um processo científico que gerou uma metodologia de autocura consciente através da introdução de comandos quânticos de transformação de questões do emocional, mental e material. Foi criada pelo pesquisador Sergio Roberto Cecatto Filho, e fundamentada pela física quântica informacional.

2021

30 e 31 de janeiro - Formação Básica em Homeostase Quântica Informacional - HQI
Módulo II: Continuação do Módulo de HQI para formação básica.

20 e 21 de fevereiro - Introdução à Aromaterapia
Módulo I: História dos óleos essenciais, métodos de extração, vias de absorção, aplicação e química dos óleos essenciais; a ciência da aromatologia; óleos carreadores; a ciência dos cheiros; apresentação dos óleos essenciais amadeirados e balsâmicos, florais, cítricos, verdes e especiarias

20 e 21 de março - Aromaterapia na estética
Módulo II: O uso dos óleos essenciais na estética; aula prática para preparação de sprays, cremes e loções. Muitos óleos essenciais tratam e previnem estrias, celulites, rugas, marcas de expressão, provocam o rejuvenescimento das células, ajudam a queimar gordura localizada, desintoxicar o organismo, melhorar a circulação sanguínea, entre outros.

17 e 18 de abril - Aromaterapia e os óleos sagrados
Módulo III: A história dos 12 óleos sagrados: sândalo, cássia, cedro, cipreste, olíbano, gálbano, hissopo, murta, benjoim, mirra, nardo e ládano, com seus benefícios e propriedades terapêuticas. Eles acompanham o ser humano ao longo da sua história, oferecendo suporte físico, mental, emocional e espiritual.

22 e 23 de maio – Reflexologia podal à luz dos quatro elementos (terra, água, ar e fogo)
Demonstrar na prática a estimulação de determinados pontos situados nos pés e seus efeitos e a relação dos pontos da reflexologia com os quatro elementos. Observar a função dos elementos no corpo humano e nas emoções. Proporcionar um treinamento entre os alunos para reconhecer e equilibrar os 4 elementos a partir de toques e massagens nos pés.

26 e 27 de junho - Terapia Auricular
Auriculoterapia é uma área da Acupuntura destinado ao tratamento da saúde física e mental através de estímulos de pontos situado no pavilhão auricular, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central. Cada orelha tem pontos de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo

26 e 27 de julho – Conhecimentos básicos sobre Radiestesia e Radiônica
Radiestesia é uma técnica milenar onde através das ondas de energia (rádio) é possível perceber (estesia) e medir objetivando identificar os padrões nocivos à saúde. Após a identificação e mapeamento, utiliza-se então a Radiônica, promovendo assim, a emissão e propagação (íonica) de ondas de energia em frequências vibracionais de cura para trabalhar a limpeza, equilíbrio e harmonização de pessoas, situações, objetos e ambientes. A onda é emitida através símbolos e arquétipos plasmados no inconsistente coletivo, conhecidos hoje como Geometria Sagrada.

21 e 22 de agosto – A Arteterapia aplicada aos cuidados da saúde
As artes, como toda expressão não verbal, favorecem a exploração, expressão e comunicação daqueles aspectos dos quais não somos conscientes. Neste Módulo vamos demonstrar como melhorar a qualidade da vida, através do autoconhecimento, para alcançar um estado harmonioso e saudável.

25 e 26 de setembro - Tratamento Sistêmico da Dor
Apresentar as diferentes classificações da dor para avaliar o paciente álgico de forma qualitativa e quantitativa. Traçar a melhor conduta terapêutica referente as Práticas Integrativas e Complementares já preexistentes no currículo do curso para o paciente álgico, além de promover educação em dor e auto-cuidado conforme modelo biopsicossocial em saúde.

30 e 31 de outubro - Sábado: Massagem Tuiná
A massagem Tui Na é uma das práticas terapêuticas clássicas da medicina chinesa. Neste módulo serão apresentados: os conceitos da medicina chinesa relacionados aos processos de saúde/doença, várias técnicas de manipulação, os principais pontos utilizados nos tratamentos de saúde e a integração da massagem com outras práticas de cuidado.

27 e 28 de novembro - Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso
Avaliação, treinamento e práticas em grupo de técnicas que foram aprendidas durante o curso. Apresentação interna do trabalho de TCC .

4 e 5 de dezembro - Danças Circulares e Encerramento do curso
As Danças Circulares Sagradas tem sua origem na Comunidade Holística de Findhorn, norte da Escócia, através do trabalho de meditação ativa do professor e bailarino alemão Bernhard Wosien. Proporcionam um estado meditativo e favorecem a inclusão e a participação social.
No domingo, encerramento do curso e entrega dos diplomas.

ATENÇÃO: A ordem de apresentação dos Módulos poderá sofrer mudanças em razão de imprevistos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROFESSORES CONVIDADOS
Coordenação Geral:
Mani Alvarez - Mestre e Doutora em Filosofia da Educação, pela UNICAMP; cursos avançados de aperfeiçoamento na França, formação em Psicanálise pela Sociedade Campinense de Psicanálise, e Especialização em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT; diretora do CLASI – Instituto de Transpessoal e coordenadora do convênio com a Faculdade Vicentina de Curitiba.

Lucia Lucato - Especialização em Práticas Complementares e Integrativas na Saúde, pelo Clasi e Faculdade Vicentina, Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração(1980), Enfermagem do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Araras (1987); formação em Aromaterapia.

Marina Barbosa de Almeida - Fisioterapeuta pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – 2016; Pós-graduação em Dor – Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, SP – Pós-graduação em Acupuntura – INCISA/IMAM, BH - Bacharel em Naturologia Aplicada – Universidade do Estado de Santa Catarina, SC – Atuação clínica há 12 anos com Práticas Integrativas e Complementares no manejo da dor aguda e crônica. Idealizadora do método Tratamento Sistêmico da Dor.

Elaine Aparecida Lopes Garcia. Graduação em Enfermagem - Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (2003); Especialista em UTI nenonatal e pediatrica -Unifesp SP (2006); Especialista em Acupuntura e Shiatsu - Colegio brasileito de Acupuntura- ABACO 2015; Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente - Unicamp 2009

Wanda Patrocinio - Pedagoga, Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação pela UNICAMP. Criadora do Instituto GeroVida, em Campinas; Professora e Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional (Instituto Quantum). Docente do curso de Mestrado em Psicologia / Psicossomática (UNIB, SP). Curso de Extensão em Psicogerontologia (PUC-SP). Bailarina, Massoterapeuta e Argiloterapeuta
Octávio Augusto Contatore - Possui graduação em psicologia, mestrado em Saúde Coletiva e é doutorando no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Iniciou seus estudosnas práticas chinesas para o cuidado à saúde em 1982 na cidade de São Paulo, no Instituto Pai Lin de Ciência e Cultura Oriental e, posteriormente, no Centro de Estudos de Medicina Tradicional e Cultura Chinesa.Desenvolve estudosna área de Saúde Coletiva, no Laboratório de Práticas Alternativas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPACIS), com ênfase em Práticas Integrativas e Complementares (PIC) na Atenção Básica no âmbito do SUS. Atua como Psicólogo, Professor e Terapeuta de Práticas Tradicionais Chinesas, especificamente em Acupuntura, TuiNá (Massagem Chinesa), Fitoterapia Chinesa, Tai Chi Chuan e Tao In (Meditação).

Rita Batistella - Graduada em Matemática Pura e Aplicada, fez cursos em Terapias Corporais na Associação de Massagem Oriental, do Brasil – AMOR - e vários cursos na área holística e complementar, como Do-In, Reiki, Isis Seichim, Shiatsu, Reflexologia, Polarização e Equilíbrio dos chakras. Tem pós- graduação em Psicologia Transpessoal pelo CLASI, e ministra cursos e workshops em Psicobiologia dos quatro elementos; Desenvolveu um sistema de massagem aplicando o princípio dos quatro elementos no equilíbrio físico e psicológico. Atualmente desenvolve técnicas de Reflexologia a partir dos quatro elementos

Raquel Pereira Alves – Mestre em Educação (UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas; Arteterapeuta (NAPE – Núcleo de Arte e Educação). Psicodramatista (SOBRAP – Sociedade Brasileira de Psicologia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama); Licenciada em Educação Artística/ Artes Visuais (FUMESU – Fundação Municipal de Ensino Superior - MG); Formação em Educação em Valores Humanos (Fundação Peirópolis, MG/SP); Professora de Arte Educação (FIMI – Faculdades Integradas Maria Imaculada); professora de História da Arte (NAPE); professora do módulo “Metodologia da Educação em Valores Humanos” e “Arteterapia aplicada aos cuidados com a saúde” (CLASI). Responsável pelo Ateliê Aprender a Ser, com atendimento arteterapêutico e aulas de Arte, movimentos artísticos, manualidades e vivências em processo de criação. Uma das organizadoras e autoras do livro O desenvolvimento do ser humano integral: as dimensões humanas. Editora Millennium, Campinas, 2012. Uma das organizadoras e autoras do livro Políticas Públicas de Educação: Coletânea de Pesquisas sobre a Região Metropolitana de Campinas. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2018. (Acesso e-Book:http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/? Code=105277

Maximo Guirello - Formação em Ciências Sociais e Antropologia. Especialização em Medicina Tradicional Chinesa e em Fitoterapia Brasileira. Criador do Herbário Maximiliano, especializou-se no cultivo de plantas aromáticas e medicinais. Estudou na França, Estados Unidos e Brasil.

Luciana Montelione - Formada em Pedagogia, pós graduação em Psicologia Transpessoal pelo CLASI, formação complementar em Radiestesia, Radiônica,Cristais, Ervas e Plantas, Cromoterapia, Reiki e Barra de Access.

Eloisa Pimentel - Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Residência e Especialização em Saúde Pública- UNICAMP. Especialização em Homeopatia e Acupuntura. Formação e especialização em Fitoterapia. Formação em Medicina Antroposófica. Pós formação em Homeopatia Unicista-Bélgica. Atuação- Prefeitura Municipal de Campinas, médica homeopata acupunturista do Centro de referência em Reabilitação e consultório particular.

Zahra Rahysa Hedjazi - Formada em Arquitetura em Urbanismo, especialista em Gestão e Planejamento Urbano, e em Direito Imobiliário e Urbanístico, se tornou Terapeuta Quântica após ter feito mais de 30 cursos nas áreas de Terapias Holísticas e Integrativas Complementares.. Formada em Técnica de Radiestesia, Radiônica e Geobiologia no Projeto Reiki Conexão; Certificada como Operadora da Mesa Radiônica Quântica Rosa® por Régia Prado; Mesa; Certificada como Operadora da Mesa Radiônica Quântica Azul® por Régia Prado; Certificada como Operadora da Mesa Psiônica Rede Cristalina® por Régia Prado; Certificada como Operadora da Mesa Radiônica Quântica de Ambientes® do Micro/Macro por Régia Prado; Certificada como Operadora da Mesa Radiônica Quântica de Ambientes Casa Viva ® por Régia Prado; Certificada como Operadora da Mesa Psiônca Universal ® por Régia Prado; Certificada como Operadora das Mesas RP ® na Frequência em Ré Maior por Régia Prado; Certificada como Operadora das Mesas RP ® Portal de Sirius 2020 por Régia Prado; Certificada como Operadora Psion e Mestre, Ministrante e Facilitadora das Mesas RP ® por Régia Prado.

Octávio Augusto Contatore - Graduação em psicologia, mestrado em Saúde Coletiva e é doutorando no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Iniciou seus estudosnas práticas chinesas para o cuidado à saúde em 1982 na cidade de São Paulo, no Instituto Pai Lin de Ciência e Cultura Oriental e, posteriormente, no Centro de Estudos de Medicina Tradicional e Cultura Chinesa.Desenvolve estudosna área de Saúde Coletiva, no Laboratório de Práticas Alternativas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPACIS), com ênfase em Práticas Integrativas e Complementares (PIC) na Atenção Básica no âmbito do SUS. Atua como Psicólogo, Professor e Terapeuta de Práticas Tradicionais Chinesas, especificamente em Acupuntura, TuiNá (Massagem Chinesa), Fitoterapia Chinesa, Tai Chi Chuan e Tao In (Meditação).

Monica Cervini - Psicóloga, com Especialização em Psicanálise e Psicodiagnóstico Infantil; Pós Graduação em Terapia Floral e Psicossomática pelo IBEHE (instituto brasileiro de estudos homeopáticos); Professora do Curso de Especialização de Terapia Floral – Facis; Professora do Curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi.. Assistente de Coordenação do Curso de Naturologia. Professora da Universidade Federal do Rj ( Ufrj) no Curso de Especializaçao em Terapia Floral; e de Capacitação Profissional em Terapia Floral em São Paulo, Londrina, Campo Grande, Rio de Janeiro. Presidente da Associação Paulista dos Profissionais de Terapia Floral.

Opinião

O que você achou deste evento?

Valor de Inscrição

R$100,00

Parcele até 18x PagSeguro

 


Formulário de Inscrição

Dados pessoais

Seu Endereço

Valor: R$100,00. Você será direcionado a tela de pagamento após a inscrição
Atenção: Sua inscrição só será efetivada após o pagamento do evento, aguarde que vamos redirecionar você para a página de pagamento!


Curso a distância: A Abordagem Transpessoal e suas Vertentes

Você já pensou em agregar à sua bagagem curricular conhecimentos mais profundos sobre os princípios teóricos da Abordagem Transpessoal e suas vertentes na psicologia, na saúde, nas organizações?


Curso a distância: LIDERANÇA FEMININA: O MÉTODO DOS 7 PASSOS

Um curso para formação de Multiplicadoras e Facilitadoras de trabalhos com mulheres


Pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - 2018

Este curso faz parte de uma Especialização credenciada pelo MEC, portaria 1765 de 01 de novembro de 2006. Indicado especialmente para profissionais da área de saúde, terapeutas e psicólogos.


Vivência Transpessoal

TFT para dor e depressão


Retiro Transpessoal: Liderança Feminina

Um resgate dos valores femininos para a liderança


Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal 2020 - Cotia SP

A Transpessoal é uma abordagem diferente de tudo que já viu! Um resgate da sabedoria de antigas tradições numa linguagem atual, moderna e científica.


Campinas - Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal

2020 | Semanal


Pós-Graduação em Pscologia Transpessoal

2020 | Mensal