India 2015


De 08 19 de janeiro de 2015 realizamos, em parceria com a agência Catedral Viagens, um tour pela Índia Misteriosa, esse país cheio de contradições, e que se desenvolve economicamente num ritmo intenso, mas mantém seu povo imerso na maior pobreza e carente de tudo.
Sua história está escrita nos templos e palácios de reis e marajás, hoje destronados, mas ainda enriquecidos pelos espólios de muitos anos. Só de invasões islâmicas foram 14 séculos; por ali passaram os persas, os mongóis, os árabes, os ingleses. Os portugueses dominaram o país por 400 anos. Embora o inglês seja a língua institucional do país, o sânscrito é a língua sagrada do hinduísmo.
Um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento cultural e econômico da Índia são as castas. Ainda existem, embora com menos força do que há alguns séculos, as 4 castas básicas, a sacerdotal, a dos guerreiros, dos comerciantes e dos serviçais. À parte, para os trabalhos mais sujos, estão os intocáveis. E embora Gandhi tenha afirmado que todos os humanos são filhos de Deus, eles disseram que eles não, porque eles são sub humanos...
Nós fizemos o chamado Triângulo Dourado, que compreende Delhi, Jaipur, Agra, Jhansi, Kajurao e Varanasi. Difícil definir qual desses lugares nos impressionou mais. Em cada um deles, uma experiência mais intensa do que a outra. A Índia é assim, não dá para explicar. É preciso estar lá para sentir.