cursos

Terapias Integrativas e Complementares em Saúde em Campínas

Torne-se um Terapeuta com formação em Fitoterapia, Florais. Aromaterapia, Cromoterapia, Toque Terapêutico, Reflexologia Podal e Auriculoterapia! E conquiste o seu diploma de pós-graduação!

Este curso iniciou-se nos dias 03 e 04 de junho, um final de semana, e a partir de 1º de julho começa o primeiro módulo da formação em Toque Terapêutico. Este curso faz parte de uma Especialização credenciada pelo MEC, portaria 1765 de 01 de novembro de 2006. Indicado especialmente para profissionais da área de saúde, terapeutas e psicólogos.
prática junho
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
PROPOSTA DO CURSO

Proporcionar uma formação abrangente a pessoas que tem interesse em utilizar tecnologias naturais, eficazes e seguras, reconhecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo SUS (Sistema Unificado de Saúde) , amparadas pelo Ministério da Saúde (Portaria 971/2006 – PNPIC) que contemplam a abordagem da saúde de maneira integral. Nosso curso dará ênfase na Fitoterapia, nos Florais, na Aromaterapia, Cromoterapia, o Toque Terapêutico e em Micro-sistemas (auriculoterapia e reflexologia podal).
A proposta do curso inclui em cada módulo um momento para se trabalhar a formação do Terapeuta, um olhar sobre si mesmo, com o objetivo de cuidar do cuidador, refletir sobre sua escuta terapêutica, despertar sua capacidade de acolher o sofrimento do outro e de todos os atributos que um Terapeuta deve desenvolver em sua prática.

PROGRAMAÇÃO:

Primeiro Módulo: Refletindo sobre a formação do Terapeuta
03 e 04 de junho
Com a presença da equipe de professores do curso
Conteúdo:
 Apresentação dos professores e da proposta do curso
 Apresentação dos alunos para falar sobre suas experiências e expectativas em relação ao curso
 Questões políticas na saúde pública no Brasil
 Legitimação e leis que regulam as práticas de saúde;
 O paradigma holístico e a nova concepção de bem estar;
 Despertando o cuidador interno


4 Módulos de formação em Toque Terapêutico
01 e 02 de julho; 05 e 06 de agosto; 02 e 03 de setembro; 07 e 08 de outubro
Professora Silvana Nagai
Conteúdo:
 Fundamentação teórica e abordagem em saúde integral.
 Aspectos éticos e legais da prática terapêutica;
 Relaxamento e visualização criativa; práticas e vivências;
 Avaliação do Campo de Energia Humano;
 Reorganização do Campo de Energia Humano; alisamento, modulação e direcionamento da energia;
 Noções Básicas de Cromoterapia

3 Módulos de formação em Florais no sistema de Bach
04 e 05; 02 de novembro e 03 de dezembro; 20 e 21 de janeiro de 2018
Professora Dra. Zilda Ribeiro
Conteúdo:
 História da terapia floral; vida e obra do Dr. Edward Bach;
 Fundamentação teórica e filosófica; Estudos dos sistemas florais de Bach
 Modo de preparo das essências florais;
 Técnica de escolha e indicação das essências florais;
 Elementos éticos do vínculo terapeuta/cliente e da prática terapêutica;
 Discussão e supervisão de casos clínicos

4 Módulos de formação em Aromaterapia
03 e 04 de fevereiro; 03 e 04 de março; 07 e 08 de abril; 05 e 06 de maio;
Professora Lucia Lucato
Conteúdo:
 Uso dos óleos essenciais pelo mundo: um pouco de sua história
 Aromaterapia, aromatologia e aromacologia: a ciência dos cheiros
 Métodos de extração, vias de absorção, aplicação e química dos óleos essenciais
 Óleos carreadores e suas propriedades
 Òleos essenciais: amadeirados e balsâmicos; florais; cítricos, verdes e especiarias

5 Módulos de formação em Fitoterapia
0 2 e 03 de junho; 07 e 08 de julho; 04 e 05 de agosto; 01 e 02 de setembro; 06 e 07 de outubro
Professores: Silvana Nagai, Lucia Lucato e André Hinsberger
Conteúdo:
 Plantas medicinais, Fitoterápicos e Fitoterapia: panoramas e perspectivas; a fitoterapia no SUS – Sistema Unificado de Saúde.
 Uso e indicação de plantas medicinais no trato gastrointestinal, pré e probióticos: indicações e uso;
 Uso e indicação das plantas medicinais e afecções do sistema respiratório e no sistema cardiovascular;
 Uso e indicação das plantas medicinais nas afecções dermatológicas, cicatrização, regeneração de tecidos, queimaduras e dermatites atópicas; tratamento de feridas;
 Uso e indicação de plantas medicinais para afecções do sistema geniturinário, sistema nervoso central e fitoterapia sistêmica; síndrome de transtorno de ansiedade, distúrbios do sono;
 Plantas antiinflamatórias e imunomoduladoras; uso das plantas medicinais nos aparelhos reprodutores masculino e feminino; fitohormônios.
 Probiióticos e Nutracêuticos
.
2 Módulos de formação em Microsistemas: auriculoterapia e reflexologia podal
03 e 04 de novembro; 01 e 02 de dezembro
Professor André Hinsberger
Conteúdo:
 Histórico dos microsistemas
 Demonstrar na prática a estimulação de determinados pontos situados nos pés e seus efeitos
 Relação dos pontos na aurículaterapia com regiões específicas do corpo humano, suas áreas reflexas e sua correspondência com órgãos, nervos, glândulas e partes do corpo inteiro.
 Prática e treinamento entre os alunos).

Módulo de encerramento do curso em data a confirmar
Apresentação dos Trabalhos de TCC, entrega dos Certificados e celebração de despedidas.
Convidados e docentes

PROFESSORES CONVIDADOS:

Mani Alvarez - Mestre e Doutora em Filosofia da Educação, pela UNICAMP; cursos avançados de aperfeiçoamento na França, formação em Psicanálise pela Sociedade Campinense de Psicanálise, e Especialização em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT; diretora do CLASI – Centro Latino-americano de Saúde Integral e coordenadora do convênio entre a Faculdade Vicentina de Curitiba e o Clasi.

Silvana Capeletti Nagai
Mestre em Educação e Saúde; Bacharel em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Educação e Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP, 2005. Formação em Toque Terapêutico com Profª. Dra Dolores Krieger e Dora Kunz - Universidade de Nova Iorque / EUA, 1998-2000. Especialização em Fitoterapia pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos São Paulo, 2000. Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Paulista, 2004-2011. Professora de Formação Básica em Toque Terapêutico para Enfermeiros e profissionais de saúde, TABEBUIA – Programa de Educação, Assistência e Pesquisa em Saúde Integral, desde 2000. Ministrou Curso de Extensão Universitária em Toque Terapêutico, Faculdade de Enfermagem da Universidade Paulista, UNIP, 2005. Grupo de Trabalho de Racionalidades Integrativas em Saúde, GETRIS, da Prefeitura Municipal de Campinas, 2003-2004. Professora convidada para os módulos de Fitoterapia e de Toque Terapêutico, do curso de pós-graduação lato sensu em Práticas Complementares em Saúde, do Clasi. Palestras sobre Terapias Complementares e Alternativas e Toque Terapêutico em diversas empresas e universidades.

Dra. Zilda Ribeiro - Mestre na área de Ergonomia pela UFSC; Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com especialização nas áreas de Clínica Médica e Infectologia; Pesquisadora na área de Terapia Floral, tendo realizado diversas pesquisas nessa área. Estudo na área de fitoterápicos relacionados às doenças infecciosas, junto à Disciplina de Infectologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciência Médicas da UNICAMP.

Lucia Lucato
Professora de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho e Fitoterapia; Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração(1980). Enfermagem do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986). Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Araras (1987). Pós-Graduação "Lato Sensu" em Gerência de Recursos Humanos Instituto Salesiano Dom Bosco Americana (1991). Bacharelado em Psicanálise Clínica pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil, RJ (2003). Especialização em Fitoterapia pela Faculdade de Ciência da Saúde de SãoPaulo IBEHE (2006) Pós-graduação lato sensu em Práticas Complementares em saúde, pelo Clasi
Enfermeira do Trabalho na empresa INVISTA-SP Professora de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho e Fitoterapia na UNIP. Palestras em empresas sobre Saúde, segurança e Qualidade de Vida. Professora convidada para o módulo de Aromaterapia do curso de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal do Clasi.

André Hinsberger
Pedagogo Social; Graduação em Graduação em Pedagogia Social, pela faculdade Alice Salomon Fachhochschule, Berlim Graduação em Enfermagem, pela Universidade Anhembi-Morumbi Especialista em Terapias Complementares e Medicina Botânica (Institut fuer Phytotherapie, Berlim). Curso técnico/profissionalizante em Paramédico (Lehranstalt fuer Rettungsdienst des Deutschen Roten Kreuzes, Berlim).
Professor de Morfologia Vegetal e Naturologia pela Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil. Professor de Ciências da Saúde e Fitoterapia da FACIS-IBEHE, Brasil. Professor convidado no curso de pós-graduação em Práticas Complementares em Saúde, do Clasi.

Monica Alvarez
Terapeuta Transpessoal e Master Coach Integral Sistêmico; Graduanda em Serviço Social, pela Unip; Formada em Psicologia Transpessoal pelo Clasi – Centro Latino Americano de Saúde Integral; Terapeuta Comunitária pela UFCE (Universidade Federal do Ceará); Focalizadora de Danças Circulares Sagradas, pela Comunidade de Nazaré Paulista; Coach Integral Sistêmico, pela Febracis. Formação em Resgate da Auto-estima: Cuidando do Cuidador, com o Dr. Adalberto Barreto, pela UFCE (Universidade Federal do Ceará); Professora convidada para os módulos de Inteligência Transpessoal, Cuidando do Cuidador, Acupuntura Emocional e Eliminação de Sentimentos Tóxicos e Danças Circulares, dos cursos de Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, do CLASI.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Público Alvo:
Este curso é indicado para pessoas de todas as áreas - médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas, funcionários do SUS, da rede pública e particular e para pessoas interessadas em conhecer as terapias complementares para uso pessoal e/ou profissional.

Taxa de matrícula:
250,00; descontos de 50% até 1º de junho;
Depósito da matrícula em conta do Banco Itaú, ag. 1652, c/c 18542-0
Titular ME Alvares da Silva Me; CNPJ 12.468.000/0001-08
Enviar comprovante após o depósito para contato@clasi.org.br

Mensalidades:
20 parcelas de 620,00 a partir de 10 de junho através de boletos bancários ou cheques pré-datados.

Duração e Carga Horária
Carga horária total de 360 horas (incluindo pesquisa e preparação do TCC); a duração do curso será de 20 meses.

Horário:
Sábado, das 9 às 18 hs, com intervalo de 1 hora para almoço; domingo, das 9 às 13 hs.

Local:
CLASI – Centro Latino-americano de Saúde Integral – Rua Orlando Fagnani, 46 A – Bairro Chácara da Barra - Campinas.

Titulação:
Será concedido o título de ‘ Especialização em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde’ pela FAVI – Faculdade Vicentina, de Curitiba,.
O Diploma será concedido após entrega e a aprovação do TCC, da comprovação de presença em todos os módulos e da quitação financeira do curso.

Módulos Avulsos:
Aberto aos interessados, com Certificado de Extensão, pelo Clasi

MATRÍCULAS E INFORMAÇÕES

Deverão ser feitas escrevendo para contato@clasi.org.br ou pelo telefone 19-3258-6184.

Opinião

O que você achou deste evento?

Coaching para mulheres - Nova turma: 25/10/2017

12 Passos para aumentar sua autoestima!


Lançamento em São Paulo! Pós-graduação em Psicologia Transpessoal - 2018

Este curso foi formatado para você que trabalha durante a semana, quer enriquecer o seu currículo com um curso de pós-graduação numa área que promove também o seu autoconhecimento e capacitação profissional, mas deseja também aproveitar os finais de semana com sua família. Por isso organizamos o curso num sábado por mês, das 9 às 18 hs, num local privilegiado de São Paulo. Venha!


Liderança Feminina Transpessoal - Competência com Consciência

Ao buscar o autoconhecimento e uma visão feminina de mundo, as mulheres estão se estruturando como multiplicadoras de uma nova forma de liderança. A esta nova postura chamamos de liderança feminina transpessoal.


2018 - Nova turma de Pós em Transpessoal em Campinas - Matrículas Abertas

A formação do terapeuta não se encontra nos livros, e sim, na sua abertura para o seu próprio processo de autoconhecimento, mudança de padrões e paradigmas. É o Ser, e não o saber, que forma um Terapeuta. Este é o objetivo do nosso curso. Além da instrumentalização do Terapeuta, cada Módulo conduz o aluno mais em direção a si mesmo.


A Terapia Transpessoal ao seu alcance!

O foco da Transpessoal é promover mudanças em sua visão de mundo, em suas atitudes e sua consciência. E a partir daí você saberá como transformar esses valores numa vocação. Faça a sua inscrição e comece já!


Psicologia Transpessoal - turma de 2017

Visando o autoconhecimento, a capacitação profissional e a formação terapêutica na abordagem Transpessoal, nosso curso também capacita para a docência em universidades de todo o país. Revisamos anualmente nossa programação segundo as mais recentes pesquisas na área científica


Psicologia Transpessoal em Santo André - Turma de 2017

Quer se tornar Terapeuta Transpessoal e ainda usufruir de um certificado de Especialização reconhecido pelo MEC? Ampliar seu autoconhecimento, dar uma guinada em sua profissão e conquistar um trabalho digno são metas que você pode alcançar.


Capacitação Profissional de Terapeutas em Práticas Integrativas e Complementares - Belém

Curso de Capacitação Profissional em Belém



 

Você visualizou recentemente...

Terapias  Integrativas e Complementares em Saúde em Campínas

Terapias Integrativas e Complementares em Saúde em Campínas

Este curso iniciou-se nos dias 03 e 04 de junho, um final de semana, e a partir de 1º de julho começa o primeiro módulo da formação em Toque Terapêutico. Este curso faz parte de uma Especialização credenciada pelo MEC, portaria 1765 de 01 de novembro de 2006. Indicado especialmente para profissionais da área de saúde, terapeutas e psicólogos.

Torne-se um Terapeuta com formação em Fitoterapia, Florais. Aromaterapia, Cromoterapia, Toque Terapêutico, Reflexologia Podal e Auriculoterapia! ...

Grátis