cursos

Curso de Extensão: Transpedagogia - contribuições da Psicologia Transpessoal para a educação

Como seria pensar a educação como um processo contínuo, que ocorre durante todas as fases da vida humana? Como seria pensar a aprendizagem como a meta e a finalidade de nossas vidas?

Encontros que estabelecem um circuito para autorreflexões, vivências, experimentações e construção de objetivos de ação na vida e no trabalho.
Educação 2017
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Apresentação

Como seria pensar a educação como um processo contínuo, que ocorre durante todas as fases da vida humana? Como seria pensar a aprendizagem como a meta e a finalidade de nossas vidas? O conhecimento poderia ser visto como uma abertura a outras linguagens, favorecendo sinergias fecundas e enriquecedoras entre as disciplinas?

Este curso busca aprofundar essas questões na prática, seguindo a proposta de Jacques Delors, em seu Relatório para a Unesco, no qual apresenta os quatro pilares fundamentais da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Nosso propósito é agregar os recursos práticos, conceituais e metodológicos da Psicologia Transpessoal ao trabalho pedagógico, bem como ao processo de autoconhecimento do professor, ao fortalecimento de sua identidade profissional e seu empoderamento criativo.

Metodologia:

Propomos estabelecer seis temas operacionais, divididos em seis Encontros, que terão por objetivo proporcionar, através da experiência pessoal, as possíveis transformações de um processo de aprendizado fundamentado na transpedagogia. Esse propósito, orientado por uma visão transdisciplinar do conhecimento, visa ampliar a visão do trabalho educativo enquanto fonte de competência, sensibilidade e transformação.

A metodologia vivencial, aliada ao trabalho pedagógico, dinamiza o espaço de aprender, da educação e da convivência, bem como colabora no resgate da alegria de viver e do serviço amoroso.
Nossa proposta visa um mergulho profundo nos Valores Humanos universais, como o Amor, a
Verdade, a Paz, a Não Violência, a Ação Correta, dentre outros, valores que encontramos no cerne da alma humana, enquanto frutos de uma expansão da consciência.

O curso não oferece um modelo fechado, uma receita pré-fabricada, pois isso seria reduzir a competência criativa e as potencialidades de cada participante. O que se propõe é uma trajetória inclusiva e flexível que conduza à construção de uma prática pedagógica integrada, amorosa, feliz, capaz de promover a cooperação e o exercício das virtudes humanas no ambiente educacional!

Objetivo

Proporcionar aos educadores uma oportunidade de vivenciar em si mesmos os efeitos de um mergulho em sua história, revendo crenças e padrões, buscando o autoconhecimento e o desenvolvimento de todo o potencial criativo de uma consciência humana desperta para o seu trabalho educacional.

Conteúdos

Os Encontros estabelecem um circuito que inclui autorreflexões, vivências, experimentações e construção de objetivos de ação na vida e no trabalho. Entre um módulo e outro uma pequena tarefa criativa para manter o elo grupal e o envolvimento temático.

Os conteúdos elencados abaixo se justificam como pontos de referência para o trabalho a ser realizado, respeitando-se o próprio processo de contribuições do grupo.

Módulo I – 20 de maio de 2017
AULA INAUGURAL (Abertura com Mani Alvarez, presidente do Clasi)

A VISÃO DE SI MESMO NA DANÇA DA VIDA


Realizar o mapa da trilha profissional, destacando os episódios mais significativos, dentre eles, a matriz da identidade profissional; aprofundar o estudo sobre si mesmo através da vivência do autorretrato e de reflexões profundas sobre os legados materno e paterno. Todo o processo contempla e é permeado pelo momento das Danças Circulares no processo educativo.
Facilitadora: Raquel Alves Pereira

Módulo II –24 de junho
A INTELIGÊNCIA RACIONAL, EMOCIONAL E ESPIRITUAL


Como vivenciamos a experiência do sentido em nossa vida? Apresentar estudos verificados cientificamente da existência de outro tipo de inteligência, pela qual não só captamos fatos, idéias e emoções, mas percebemos os contextos maiores de nossa vida, totalidades significativas, que nos fazem sentir inseridos no Todo.
Facilitadora: Monica Alvarez

Módulo III - 15 de julho
EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS, METODOLOGIA E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS


Apresentar a metodologia da Educação em Valores Humanos bem como as técnicas pedagógicas pautadas na amorosidade; Cinco Valores Humanos, cinco técnicas pedagógicas e os cinco níveis de personalidade e atuação.
Facilitadora: Raquel Alves Pereira

Módulo IV – 12 de agosto
JOGOS COOPERATIVOS PARA A PAZ E MEDITAÇÃO


Experiência pessoal e vivência dos recursos educacionais da cooperação e da meditação como fontes para a construção de uma Cultura de Paz no ambiente escolar; metodologia dos Jogos Cooperativos para a Paz; autoestima e autoconfiança gerando autonomia. fundamentos e práticas de Meditação.
Facilitadora: Maristela Ramos

Módulo V – 16 de setembro
CARTOGRAFIA DA CONSCIÊNCIA E VISÃO DE MUNDO


Proporcionar a experiência pessoal de reconstrução da realidade a partir de mudanças no estado de consciência; entrar em contato com as técnicas transpessoais para expansão da consciência, perceber a capacidade de ressignificar nossa visão de mundo a partir da atenção aos pensamentos e às emoções. Aprender a usar os sons, as cores, a música, os movimentos, o silêncio interior como instrumentos de mudança interior.
Facilitadora: Mani Alvarez

Módulo VI – 14 de outubro
A MAGIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Experiência lúdica de visitar a vida de grandes mestres, santos, heróis, filósofos, líderes políticos, através de histórias que ensinam e fascinam. Como recriar a magia de suas histórias de vida? Um caminho para os educadores.
Facilitadora: Maria Lucia Neves

CELEBRAÇÃO DE ENCERRAMENTO
Toda a equipe de docentes

Outras Informações

Duração do curso: Serão 6 módulos com duração de 8 horas cada um, uma vez por mês, aos sábados.
Carga Horária: 60 horas, incluindo 48 horas/aula mais 18 horas para leitura e práticas pessoais.
Horário das aulas: das 9 às 18 hs, com intervalo de 1 hora para almoço.
Local: Rua Orlando Fagnani, 46 A – Bairro Chácara da Barra, Campinas.

Certificado

Será conferido Certificado de Curso de Extensão pelo CLASI – Centro Latino – americano de Saúde Integral para os alunos que completarem os 6 módulos.

Público Alvo

Professores, Educadores, Terapeutas, Pais e Mães e demais pessoas interessadas.

Investimento

Matrícula: 80,00 até dia 31 de março; após essa data, 120,00.
Mensalidades: Serão seis parcelas de 360,00, com vencimento no dia 10 de cada mês a partir de maio.
Pagamento por boleto bancário.

Mini currículo das Docentes

Raquel Pereira Alves
Professora de Educação em Valores Humanos e Arte.
Mestre em Educação pela Unicamp, Pós-graduada em Psicodrama Pedagógico e Dinâmica de Grupo, Licenciada em Artes Visuais. Tem especialização e aprofundamento em Educação em Valores Humanos. É professora de didática e metodologia da Educação em Valores Humanos. É professora de Artes. Possui 20 anos de experiência com a formação continuada de professores/as, com participação em congressos e seminários, como coordenadora, palestrante e/ou professora de cursos, oficinas e workshop, com as seguintes temáticas: O papel da Arte na Escola e na Formação de Professores/as; Educação em Valores Humanos e Cultura de Paz; Por uma Convivência Harmoniosa na Escola; Arte e Processo de Criação. Professora convidada para o módulo de Educação em Valores Humanos, no curso de Especialização em Psicologia Transpessoal Integrativa, do Clasi. É uma das autoras do livro “O Desenvolvimento do ser humano integral: as dimensões humanas”, publicado pela Millennium, Campinas, SP, 2010.

Mani Alvarez
Terapeuta Transpessoal de base Analítica e Diretora do Clasi.
Graduação em Filosofia, pela PUC/Campinas, Mestrado em Filosofia da História e Doutorado em Filosofia da Educação, pela UNICAMP. Maitrise em Psicanálise na Université Paris V, em Paris, em 1991. Especialização em Psicologia Transpessoal (ALUBRAT) em 1998. Coach em Educação Transpessoal pela Escuela Espanhõla de Desarrollo Transpersonal, Madrid, 2014. Formação em Psicanálise Lacaniana, com uma prática clínica de 15 anos em consultório. Formação em Acompanhante Holístico do Enfermo Terminal, pela Escuela Internacional de Medicina y Cultura Oriental, em Santiago, Chile, 2011.

Monica Alvarez
Terapeuta Transpessoal e Master Coach Integral Sistêmico
Formada em Psicologia Transpessoal pelo Clasi – Centro Latino Americano de Saúde Integral. Terapeuta Comunitária pela UFCE (Universidade Federal do Ceará). Focalizadora de Danças Circulares Sagradas, pela Comunidade de Nazaré Paulista. Master Coach Integral Sistêmico, pela Febracis. Formação em Resgate da Auto-estima: Cuidando do Cuidador, com o Dr. Adalberto Barreto, pela UFCE (Universidade Federal do Ceará).

Maristela Ramos
Educadora e Arteterapeuta
Especialização em Arteterapia na Educação, formação em Valores Humanos pela Fundação Peirópolis de Educação em Valores Humanos e pelo ISSE - Institute of Sathya Sai Education na Tailândia. Professora de Educação Física, com experiência na introdução da meditação como parte das atividades corporais com crianças do Ensino Fundamental I. É dinamizadora de danças circulares, dos jogos cooperativos para a paz e das práticas meditativas. Foi uma das coordenadoras do curso de Educação em Valores Humanos na Fundação Peirópolis.

Maria Lucia Neves,
Contadora de histórias
Arte-educadora, Funcionária da Galeria de Arte Unicamp de 1985 a 2012 (aposentada). Contadora de histórias desde 1995. Participou de vários projetos para educadores, terceira idade e crianças. Em 2004 montou o “Parangolé de Prosa” com um grupo de jovens e realizou muitas apresentações em Escolas e eventos , até o ano de 2006. Em 2003 escreveu um artigo (“Histórias sem fim...”), publicado no livro “O MUNDO DA ESCRITA NO UNIVERSO DA PEQUENA INFÂNCIA”, da série Polêmicas do Nosso Tempo - Editora Autores Associados.

Inscrições e Matrículas

Preencher o formulário abaixo e fazer o depósito da matrícula no Banco Itaú, ag. 1652, c/c 18542-0, em nome de ME AlvaresdaSilva ME, CNPJ 12.468.000 / 0001-08
Enviar comprovante para contato@clasi.org.br
Informações: 19-3258-6184

Opinião

O que você achou deste evento?

 


Formulário de Inscrição

Dados pessoais

Seu Endereço



2018 - Nova turma de Pós em Transpessoal em Campinas - Matrículas Abertas

Pare e pense: porque fazer um curso de Psicologia Transpessoal? A maioria das pessoas escolhe sua profissão baseada em valores do mercado: dinheiro, prestígio, reconhecimento social. Esses motivos são muito importantes, mas não são suficientes para trazer autorrealização. Veja nossa programação e tire suas próprias conclusões.


Lançamento em São Paulo! Pós-graduação em Psicologia Transpessoal - 2018

A Transpessoal é uma abordagem diferente de tudo que já viu! Um resgate da sabedoria de antigas tradições numa linguagem atual, moderna e científica.


Faça a sua pós em Psicologia Transpessoal - agora em Santos

Módulos Diferenciais em Aromaterapia, Psicobiologia, Liderança Servidora e Ecopsicologia. Tudo isso para sua Especialização como Terapeuta Transpessoal


A Terapia Transpessoal ao seu alcance!

O foco da Transpessoal é promover mudanças em sua visão de mundo, em suas atitudes e sua consciência. E a partir daí você saberá como transformar esses valores numa vocação. Faça a sua inscrição e comece já!


Psicologia Transpessoal - turma de 2017

Visando o autoconhecimento, a capacitação profissional e a formação terapêutica na abordagem Transpessoal, nosso curso também capacita para a docência em universidades de todo o país. Revisamos anualmente nossa programação segundo as mais recentes pesquisas na área científica


Psicologia Transpessoal em Santo André - Turma de 2017

Quer se tornar Terapeuta Transpessoal e ainda usufruir de um certificado de Especialização reconhecido pelo MEC? Ampliar seu autoconhecimento, dar uma guinada em sua profissão e conquistar um trabalho digno são metas que você pode alcançar.


Capacitação Profissional de Terapeutas em Práticas Integrativas e Complementares - Belém

Curso de Capacitação Profissional em Belém



 

Você visualizou recentemente...

Curso de Extensão: Transpedagogia - contribuições da Psicologia Transpessoal para a educação

Curso de Extensão: Transpedagogia - contribuições da Psicologia Transpessoal para a educação

Encontros que estabelecem um circuito para autorreflexões, vivências, experimentações e construção de objetivos de ação na vida e no trabalho.

Como seria pensar a educação como um processo contínuo, que ocorre durante todas as fases da vida humana? Como seria pensar a aprendizagem como a m...

Grátis