
Pós-Graduação em
Naturologia Transpessoal EAD
Curso Contínuo
O que é a Naturologia Transpessoal?

Naturologia é um conhecimento da área da saúde que se fundamenta numa visão interdisciplinar, integrativa e humanística do processo terapêutico. Sua prática já é reconhecida no Reino Unido, Canadá, Austrália, Chile e Estados Unidos, entre outros.
O Naturólogo é um profissional que trabalha com uma perspectiva de cuidado humanizado e uma escuta acolhedora, utilizando-se de diversas modalidades de práticas naturais, como fitoterapia, aromaterapia, florais, reflexologia, técnicas da medicina chinesa, radiestesia, cristais e por aí vai! numa perspectiva de empoderamento do cliente visando o autocuidado e a auto cura.
Campo de Atuação
O Naturólogo Transpessoal se torna apto a realizar atendimentos a adultos, crianças, idosos, gestantes, bem como atuar também na área da educação, em SPAs, em ONGs, estâncias hidrominerais, clínicas de saúde, em Unidades Básicas de Saúde e na rede hospitalar. Não é necessário ser da área da saúde.
Este curso é especialmente indicado para médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas, funcionários do SUS, pessoas em transição de carreira e interessadas numa formação completa em Naturologia, para uso pessoal e/ou profissional.
Autoconhecimento profundo
Melhores relacionamentos
Comece quando quiser!
A novidade é que você pode iniciar sua pós-graduação em qualquer módulo, e terminar o curso quando completar a carga horária exigida pelo MEC para receber seu diploma de Especialista em Naturologia. A carga horária inclui as aulas, o estágio voluntário, estudo da bibliografia, seminários e a elaboração do Portfólio.
Composição
do
Curso
Período: 20 Meses
_edited.jpg)
Coordenadora do Curso
Raquel Pereira Alves
2021
Grade do Curso
Melhores relacionamentos
MÓDULO 01 - A formação do terapeuta transpessoal - Profa. Mani Alvarez e Profa. Raquel Pereira Alves - 24 e 25 de Abril
Este é o Módulo que dá início ao curso contínuo de Naturologia Transpessoal. Serão apresentados os objetivos, a proposta e as vantagens de um curso de formação terapêutica com foco na orientação Transpessoal. Veremos as Práticas Integrativas e Complementares em saúde que fazem parte do programa de Naturologia e nosso sistema de auto avaliação através de um Portfólio preparado pelo aluno durante o curso. Nesse dia faremos a apresentação da equipe de professores e uma orientação sobre a pós graduação, a carga horária exigida pelo MEC, a experiência (opcional) do estágio e o processo contínuo e rotativo dos Módulos. Todo o curso se baseia numa visão Holística de saúde, numa mudança de paradigma e na importância da visão Transpessoal para a nova medicina que surge no mundo.
Neste Módulo vamos fazer uma viagem pelo mundo dos cristais, conhecer suas propriedades, aprender a utilizá-los no dia a dia, fazer sua limpeza, energização e programação. Vamos ver como utilizar os cristais e pedras terapeuticamente, em seres vivos e ambientes
e aprender como sua energia irradiada pode transformar o espaço de sua casa, proteger e equilibrar sua energia pessoal.
MÓDULO 02 – O poder terapêutico dos cristais - Profa. Zahra Rahysa Hedjazi - 22 e 23 de Maio
Possivelmente a Cromoterapia foi uma das primeiras formas de cura utilizadas pelo homem, já que possuía a sabedoria de viver segundo o ritmo das leis da natureza, através da observação do mundo com suas cores. De uma forma simplificada Cromoterapia é a utilização do comprimento de onda que se manifesta como cor, com fins terapêuticos, podendo ser aplicada de diversas formas, sempre a partir de um diagnóstico anterior. É uma terapia complementar, que integra a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que visam a prevenção , a promoção e recuperação da saúde integral do ser vivo. Foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, desde 1976 e ratificada em 1983.
MÓDULO 03 – O recurso vibracional da cromoterapia - Profa. Maria Luíza Zamac - 26 e 27 de Junho
MÓDULO 04 – Teoria U: A transformação contínua do terapeuta- Profa. Luciana Fernandes - 25 e 26 de Julho
Um Módulo onde vamos, através da Teoria U, explorar as competências centrais essenciais ao processo terapêutico (comunicação assertiva, escuta, não julgamento, presença, novas percepções, coragem de atuar a partir do futuro que emerge), ampliando o repertório da prática profissional e humanizando as relações;
MÓDULO 05 – A Arteterapia aplicada aos cuidados da saúde - Profa. Raquel Pereira Alves - 21 e 22 de Agosto
Desde os primórdios da Humanidade, a influência dos cinco elementos é reconhecida nos aspectos bio-psico-espiritual do ser humano. Os nativos, as medicinas indiana, chinesa e egípcia, reconhecem e reverenciam estas forças energéticas em nossa vida.
No aprofundamento deste conhecimento, vamos constatar que o desequilíbrio energético dos elementos pode afetar os chakras e desencadear uma série de distúrbios no complexo bio-psico-espiritual do ser humano. Neste módulo serão apresentadas técnicas para harmonização dos cinco elementos no corpo através da respiração e exercícios físicos.
MÓDULO 06 – Os quatro elementos na constituição humana - Profa. Rita Batistella - 25 e 26 de Setembro
Desde os primórdios da Humanidade, a influência dos cinco elementos é reconhecida nos aspectos bio-psico-espiritual do ser humano. Os nativos, as medicinas indiana, chinesa e egípcia, reconhecem e reverenciam estas forças energéticas em nossa vida. No aprofundamento deste conhecimento, vamos constatar que o desequilíbrio energético dos elementos pode afetar os chakras e desencadear uma série de distúrbios no complexo bio-psico-espiritual do ser humano. Neste módulo serão apresentadas técnicas para harmonização dos cinco elementos no corpo através da respiração e exercícios físicos.
MÓDULO 07 – Agricultura e alimentos orgânicos: Recursos de autoconsciência autocuidado e saúde plena - Profa. Juliana Souza - 30 e 31 de Outubro
Se você tocar a terra e se concentrar, sentirá que ela pulsa. A terra é viva. Há inúmeros microssistemas que a compõem. Há vida abundante em cada milímetro quadrado de solo, coexistindo dentro de um equilíbrio perfeito. Os frutos dessa terra nos alimentam.
São eles que, a partir dos elementos terra, água, fogo e ar, nutrirão o nosso corpo e farão a manutenção da nossa vida. “Solo saudável, alimento saudável, ser humano saudável.” Essa é uma das máximas da agricultura orgânica, que nos apresenta práticas absolutamente sustentáveis e respeitosas como recursos que despertem a nossa consciência e nos permitem alcançar níveis elevados de autocuidado. Neste módulo, entenderemos como Agricultura Orgânica está a serviço da Naturologia e da saúde integral do ser humano e da natureza.
MÓDULO 08 – Noções básicas sobre as plantas medicinais - Profa. Lucia Lucato - 20 e 21 de Novembro
Neste Módulo teremos uma introdução geral às principais plantas medicinais da Farmacopéia Brasileira, formas de utilização e aspectos legais da prescrição. Domingo: aula com a profa. Eloísa Pimentel, sobre A Cosmovisão de Santa Hildegarda e seu trabalho precursor com as plantas medicinais
MÓDULO 09 – Danças Circulares Sagradas - Profa. Mairany Gabriel - 11 E 12 de Dezembro
As Danças Circulares Sagradas tem sua origem na Comunidade Holística de Findhorn, norte da Escócia, através do trabalho de meditação ativa do professor e bailarino alemão Bernhard Wosien. Propõe-se trabalhar a história das Danças Circulares Sagradas; a metodologia criada por Bernhard Wosien, o conceito do círculo e a função do Focalizador; a Dança e a reprodução de símbolos arquetípicos; prática de danças tradicionais e contemporâneas; as Danças Circulares Sagradas no processo de autoconhecimento e saúde; argumentos da inclusão das Danças Circulares Sagradas como Prática Integrativa e Complementar na saúde.
2022
MÓDULO 10 – Técnicas para manter uma longevidade saudável - Profa. Wanda Patrocínio - 29 e 30 de Janeiro
Apresentação de várias técnicas para estimular a vitalidade e atenção aos cuidados com a saúde na terceira idade: automassagem para dores de cabeça e cansaço mental; relaxamento e meditação; exercícios para Consciência Corporal; Práticas de Lian gong; o uso da Argiloterapia para lidar com dores musculares.
MÓDULO 11 – O tratamento natural da dor crônica - Profa. Mariana Schamas - 26 e 27 de Fevereiro
Neste módulo vamos introduzir o conhecimento da Cinesiologia como especialidade que estuda o movimento do corpo humano, trabalhando com a dor crônica, restabelecendo os movimentos comprometidos pela própria dor ou alguma má funcionalidade. O trabalho envolve movimentos terapêuticos para dessensibilizar o sistema neuromuscular e musculoesquelético com manipulações da musculatura, massageando e cuidando das limitações do movimento e dos sintomas existentes. A especificidade do movimento acometido e sua funcionalidade são o foco do tratamento, sempre aliviando e tratando os sintomas.
MÓDULO 12 – Terapia Floral: Florais de Bach - Prof. Monica Cervini - 26 e 27 de Março
Iremos abordar as essências Florais do Sistema Inglês de Edward Bach. Atualmente conhecida e utilizada em quase todo o mundo, a Terapia Floral é reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1976.
É a base para todos os sistemas florais. Serão apresentados os 12 arquétipos de Bach.
MÓDULO 13 – Terapia Floral: Filhas de Gaia - Prof. Monica Cervini - 23 e 24 de Abril
O Sistema Filhas de Gaia é um sistema floral nacional pesquisado por Maria Grillo, que atua no cultivo de valores e virtudes para a transformação do Ser, seguindo a Filosofia e os preceitos do Dr. Edward Bach. O Sistema Floral Filhas de Gaia cuida de temas da Alma como, Fortalecimento e Equilíbrio da Personalidade, Relacionamentos e Vínculos Saudáveis, Nutrição Afetiva, Limpeza e Proteção, Assertividade, Princípio Feminino etc. Iremos focar nas questões femininas da Menarca, Maturidade e Menopausa.
MÓDULO 14 – Antroposofia e Salutogênese - Profa. Luciana Fernandes - 21 e 22 de Maio
Traçar a melhor conduta terapêutica referente as Práticas Integrativas e Complementares já preexistentes no currículo do curso para promover a consciência do Bem Ser, da Saúde Integral, através de um modelo biopsicossocial em saúde. Introdução a Antroposofia de Rudolf Steiner e suas contribuições para o conceito de Salutogênese.
MÓDULO 15 – Os chakras transpessoais e técnicas de alinhamento - Profa. Zahra Rahysa Hedjazi - 25 e 26 de Junho
Possivelmente a Cromoterapia foi uma das primeiras formas de cura utilizadas pelo homem, já que possuía a sabedoria de viver segundo o ritmo das leis da natureza, através da observação do mundo com suas cores. De uma forma simplificada Cromoterapia é a utilização do comprimento de onda que se manifesta como cor, com fins terapêuticos, podendo ser aplicada de diversas formas, sempre a partir de um diagnóstico anterior. É uma terapia complementar, que integra a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que visam a prevenção, a promoção e recuperação da saúde integral do ser vivo. Foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, desde 1976 e ratificada em 1983.
MÓDULO 16 – Introdução à Aromaterapia - Profa. Lucia Lucato - 23 e 24 de Julho
História dos óleos essenciais, métodos de extração, vias de absorção, aplicação e química dos óleos essenciais; a ciência da aromatologia; óleos carreadores; a ciência dos cheiros; apresentação dos óleos essenciais amadeirados e balsâmicos, florais, cítricos, verdes e especiarias
MÓDULO 17 – Aromaterapia na estética e os óleos sagrados para meditação - Profa. Lucia Lucato - 20 e 21 de Agosto
O uso dos óleos essenciais na estética; aula prática para preparação de sprays, cremes e loções. Muitos óleos essenciais tratam e previnem estrias, celulites, rugas, marcas de expressão, provocam o rejuvenescimento das células, ajudam a queimar gordura localizada, desintoxicar o organismo, melhorar a circulação sanguínea, entre outros. O conhecimento dos óleos sagrados: sândalo, cássia, cedro, cipreste, olíbano, gálbano, hissopo, murta, benjoim, mirra, nardo e ládano, com seus benefícios e propriedades
terapêuticas. Eles acompanham o ser humano ao longo da sua história, oferecendo suporte físico, mental, emocional e espiritual.
MÓDULO 18 – Práticas terapêuticas em grupo - Profa. Mônica A S Gomes - 24 e 25 de Setembro
As Práticas Terapêuticas em Grupo são um método que se organiza a partir da escuta das histórias de vida que são relatadas no grupo, onde todos se tornam corresponsáveis na busca de soluções, superação dos desafios do cotidiano, num ambiente acolhedor e caloroso. Estimula-se a valorização da história de vida dos participantes, o papel da família e da rede de relações que ele estabelece com o seu meio, para suscitar o sentimento de união e identificação com seus valores culturais. Com isso, ocorre o resgate da identidade, da autoestima e da confiança em si mesmo, para ser agente de sua própria transformação. Um recurso inestimável para a formação dos Terapeutas.
MÓDULO 19 – Radiestesia Mentalista e Psionica - Prof. Prof. Zahra Rahysa Hedjazi - 22 e 23 de Outubro
Radiestesia é uma técnica milenar onde através das ondas de energia (rádio) é possível perceber (estesia) e medir objetivando identificar os padrões nocivos à saúde. Após a identificação e mapeamento, utiliza-se então a Radiônica, promovendo assim, a emissão e propagação (iônica) de ondas de energia em frequências vibracionais de cura para trabalhar a limpeza, equilíbrio e harmonização de pessoas, situações, objetos e ambientes. A onda é emitida através símbolos e arquétipos plasmados no inconsciente coletivo, conhecidos hoje como Geometria Sagrada. Será enviada a todos, com antecedência, uma prancha pelo correio, para a iniciação a um trabalho de radiônica com as técnicas aprendidas durante o curso de Naturologia.
MÓDULO 20 – APRESENTAÇÃO DOS PORTFÓLIOS DE AUTOAVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO DO CURSO
- Equipe completa - 20 e 21 de Novembro
ATENÇÃO: A ordem de apresentação dos Módulos poderá sofrer mudanças em razão de imprevistos.
Horário e Duração:
O curso completo tem a duração de 20 meses, com aulas online uma vez por mês, começando no sábado, das 09h às 18h e terminando no domingo, das 09h às 13h. As inscrições podem ser feitas em qualquer mês do ano e a carga horária se inicia a partir do módulo em que começou o curso.
DEPOIMENTOS DE ALUNOS
Clique no botão abaixo e tire suas dúvidas no Whatsapp agora!
Investimento
Matrícula: R$ 175,00
Mensalidade Pós-Graduação: 20 parcelas de R$ 480,00 com vencimento no dia 10 de cada mês
Mensalidade Formação Livre: 22 parcelas de R$ 380,00 com vencimento no dia 10 de cada mês.