2542545.jpg
Pós-Graduação em
Naturologia Transpessoal

Curso Contínuo

Comece quando quiser!

Período: 22 meses

Carga Horária: 360h

Sábados, das 09h às 18h e domingos das 09h às 13h

 A novidade é que você pode iniciar sua pós-graduação em qualquer módulo, e terminar o curso quando completar a carga horária exigida pelo MEC para receber seu diploma de Especialista em Naturologia. A carga horária inclui as aulas, o estágio voluntário, estudo da bibliografia, seminários e a elaboração do Portfólio.
 

O que é Naturologia Transpessoal? 

Naturologia é um conhecimento da área da saúde que se fundamenta numa visão interdisciplinar, integrativa e humanística do processo terapêutico. Sua prática já é reconhecida no Reino Unido, Canadá, Austrália, Chile e Estados Unidos, entre outros.

 O Naturólogo é um profissional que trabalha com uma perspectiva de cuidado humanizado e uma escuta acolhedora, utilizando-se de diversas modalidades de práticas naturais, como fitoterapia, aromaterapia, florais, reflexologia, técnicas da medicina chinesa, radiestesia, cristais e por aí vai! numa perspectiva de empoderamento do cliente visando o autocuidado e a auto cura.


 A Naturologia Transpessoal é uma iniciativa pioneira do CLASI com o objetivo de enfatizar e aprofundar a formação do Terapeuta, bem como ampliar sua visão terapêutica para lidar com os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais de seus clientes. Desse modo criamos uma metodologia que atende não só ao conteúdo das disciplinas, mas principalmente, à visão transpessoal pela qual esse conteúdo é ministrado, focando numa visão multidimensional e integral do ser humano.

 

Campo de Atuação:

O Naturólogo Transpessoal se torna apto a realizar atendimentos a adultos, crianças, idosos, gestantes, bem como atuar também na área da educação, em SPAs, em ONGs, estâncias hidrominerais, clínicas de saúde, em Unidades Básicas de Saúde e na rede hospitalar. Não é necessário ser da área da saúde.

Este curso é especialmente indicado para médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas, funcionários do SUS, pessoas em transição de carreira e interessadas numa formação completa em Naturologia, para uso pessoal e/ou profissional.

Hotel Euro Suite – Campinas
Rua Regente Feijó, 595
Reservas para hospedagem: eventos@eurosuithotel.com.br
Tel: (19) 3232-3036

Idealizadora e coordenadora do curso

Mani Alvarez

Conteúdo 

2020

Aula Inicial gravada e enviada após a matrícula:

MÓDULO 01 - A Formação do terapeuta transpessoal - Profa. Mani Alvarez

Nesta gravação introdutória vamos apresentar os objetivos, a proposta e as vantagens de um curso rotativo, com inscrição liberada a partir de qualquer módulo, mas perfazendo o total de carga horária exigido pelo Mec. Será debatida também a nova visão Holística da saúde, o significado de uma mudança de paradigma e a importância da função do Terapeuta para a nova medicina que surge no mundo.

MÓDULO 02 – Psicossomática e Psicopatologia na Visão Integral do Ser - Profa. Monica Cervini

17 e 18 de Outubro

Psicossomática “Psique – Alma” e “ Soma- Corpo”, refere-se à relação Corpo-Mente. Trata-se de uma ciência com abordagem integrativa que estuda os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo no adoecimento, e isto é feito através de uma leitura simbólica da linguagem corporal.

MÓDULO 03 –Antroposofia e Salutogênese - Profa. Luciana Fernandes

21 e 22 de Novembro

Traçar a melhor conduta terapêutica referente as Práticas Integrativas e Complementares já preexistentes no currículo do curso para promover a consciência do Bem Ser, da Saúde Integral, através de um modelo biopsicossocial em saúde.

MÓDULO 04 – Formação Básica em Homeostase Quântica Informacional - Profa. Wanda Patrocínio

5 e 6 de Dezembro

A Homeostase Quântica Informacional, conhecida como HQI, é um método terapêutico baseado na física quântica contemporânea que gerou uma metodologia de autocura consciente através de comandos quânticos específicos. A partir de conteúdos negativos emocionais, mentais e materiais são elaborados os comandos que desfazem a informação causadora do sofrimento. Esse método foi criado pelo pesquisador Sergio Roberto Cecatto Filho, e fundamentado pela física quântica informacional.

2021

MÓDULO 05 – Técnicas para manter uma longevidade saudável - Profa. Wanda Patrocínio

30 e 31 de Janeiro

Apresentação de várias técnicas para estimular a vitalidade e atenção aos cuidados com a saúde na terceira idade: automassagem para dores de cabeça e cansaço mental; relaxamento e meditação; exercícios para Consciência Corporal; Práticas de Lian gong; o uso da Argiloterapia para lidar com dores musculares.

MÓDULO 06 – Reflexologia podal à luz dos quatro elementos (terra, água, ar e fogo) - Profa. Rita Batistella

21e 22 de Fevereiro

Demonstrar na prática a estimulação de determinados pontos situados nos pés e seus efeitos e a relação dos pontos da reflexologia com os quatro elementos. Observar a função dos elementos no corpo humano e nas emoções. Proporcionar um treinamento entre os alunos para reconhecer e equilibrar os 4 elementos a partir de toques e massagens nos pés.

MÓDULO 07 – Introdução à Aromaterapia - Profa. Lucia Lucatto

20 e 21 de Março:

Aula I: História dos óleos essenciais, métodos de extração, vias de absorção, aplicação e química dos óleos essenciais; a ciência da aromatologia; óleos carreadores; a ciência dos cheiros; apresentação dos óleos essenciais amadeirados e balsâmicos, florais, cítricos, verdes e especiarias.

MÓDULO 08 – Aromaterapia na estética - Profa. Lucia Lucatto

17 e 18 de Abril

Aula II: O uso dos óleos essenciais na estética; aula prática para preparação de sprays, cremes e loções. Muitos óleos essenciais tratam e previnem estrias, celulites, rugas, marcas de expressão, provocam o rejuvenescimento das células, ajudam a queimar gordura localizada, desintoxicar o organismo, melhorar a circulação sanguínea, entre outros.

MÓDULO 09 – Aromaterapia e os óleos sagrados - Profa.Lucia Lucatto

22 e 23 de Maio

Aula III: A história dos 12 óleos sagrados: sândalo, cássia, cedro, cipreste, olíbano, gálbano, hissopo, murta, benjoim, mirra, nardo e ládano, com seus benefícios e propriedades terapêuticas. Eles acompanham o ser humano ao longo da sua história, oferecendo suporte físico, mental, emocional e espiritual.

MÓDULO 10 – Terapia Auricular - Prof. Otávio Contatore

26 e 27 de Junho

Auriculoterapia é uma área da Acupuntura destinado ao tratamento da saúde física e mental através de estímulos de pontos situado no pavilhão auricular, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central. Cada orelha tem pontos de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo.

MÓDULO 11 –Conhecimentos básicos sobre Radiestesia e Radiônica - Profa. Zahra Rahysa Hedjazi

24 e 25 de Julho

Radiestesia é uma técnica milenar onde através das ondas de energia (rádio) é possível perceber (estesia) e medir objetivando identificar os padrões nocivos à saúde. Após a identificação e mapeamento, utiliza-se então a Radiônica, promovendo assim, a emissão e propagação (íonica) de ondas de energia em frequências vibracionais de cura para trabalhar a limpeza, equilíbrio e harmonização de pessoas, situações, objetos e ambientes. A onda é emitida através símbolos e arquétipos plasmados no inconsistente coletivo, conhecidos hoje como Geometria Sagrada.

MÓDULO 12 – A Arteterapia aplicada aos cuidados da saúde - Profa. Raquel Alves

21 e 22 de Agosto

As artes, como toda expressão não verbal, favorecem a exploração, expressão e comunicação daqueles aspectos dos quais não somos conscientes. Neste Módulo vamos demonstrar como melhorar a qualidade da vida, através do autoconhecimento, para alcançar um estado harmonioso e saudável.

MÓDULO 13 – Noções Básicas sobre as plantas medicinais - Profa. Lucia Lucatto

25 e 26 de Setembro

Neste Módulo teremos uma introdução geral às principais plantas medicinais da Farmacopéia Brasileira, formas de utilização e aspectos legais da prescrição. Domingo: Visita ao Instituto Plantarum, para conhecimento ao vivo das plantas medicinais, em Nova Odessa.

MÓDULO 14 –Massagem Tuiná - Prof. Otávio Contatore

30 e 31 de outubro

A massagem Tui Na é uma das práticas terapêuticas clássicas da medicina chinesa. Neste módulo serão apresentados: os conceitos da medicina chinesa relacionados aos processos de saúde/doença, várias técnicas de manipulação, os principais pontos utilizados nos tratamentos de saúde e a integração da massagem com outras práticas de cuidado.

MÓDULO 15 – A Radiestesia aplicada a Cristalterapia - Profa. Ligia Ghirello

20 e 21 de novembro

Radiestesia aplicada à Cristaloterapia une essas as duas técnicas de terapia energética com o objetivo de facilitar no que diz respeito à escolhas dos cristais, quando se trata de buscar na energia do Reino Mineral formas de tratamento para diversos fins: físico, emocional ou espiritual. A variedade de cristais é imensa, o que dificulta a decisão, quando se trata de escolher a pedra ideal para alcançar o objetivo desejado. Através da técnica da radiestesia e manuseio com o pêndulo, o aluno recebe uma prancha de pesquisa com diversas possibilidades de tratamento com as pedras cristalinas.

MÓDULO 16 – Cromoterapia - Profa. Maria Luiza Lamac

11 e 12 de dezembro

Possivelmente a Cromoterapia foi uma das primeiras formas de cura utilizadas pelo homem, já que possuía a sabedoria de viver segundo o ritmo das leis da natureza, através da observação do mundo com suas cores. De uma forma simplificada Cromoterapia é a utilização do comprimento de onda que se manifesta como cor, com fins terapêuticos, podendo ser aplicada de diversas formas, sempre a partir de um diagnóstico anterior. É uma terapia complementar, que integra a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que visam a prevenção , a promoção e recuperação da saúde integral do ser vivo. Foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, desde 1976 e ratificada em 1983.

2022

 

MÓDULO 17 – O tratamento natural da Dor crônica - Profa. Mariana Schamas

26 e 27 de fevereiro

Iremos abordar as essências Florais do Sistema Inglês de Edward Bach. Atualmente conhecida e utilizada em quase todo o mundo, a Terapia Floral é reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1976. É a base para todos os sistemas florais. Serão apresentados os 12 arquétipos de Bach.

MÓDULO 18 –Terapia Floral: Florais de Bach - Profa. Monica Cervini

20 e 21 de março:

Aula I: História dos óleos essenciais, métodos de extração, vias de absorção, aplicação e química dos óleos essenciais; a ciência da aromatologia; óleos carreadores; a ciência dos cheiros; apresentação dos óleos essenciais amadeirados e balsâmicos, florais, cítricos, verdes e especiarias.

MÓDULO 19 – Terapia Floral: Filhas de Gaia - Profa. Monica Cervini

26 e 27 de março

O Sistema Filhas de Gaia é um sistema floral nacional pesquisado por Maria Grillo, que atua no cultivo de valores e virtudes para a transformação do Ser,seguindo a Filosofia e os preceitos do Dr. Edward Bach. O Sistema Floral Filhas de Gaia cuida de temas da Alma como, Fortalecimento e Equilíbrio da Personalidade, Relacionamentos e Vínculos Saudáveis, Nutrição Afetiva, Limpeza e Proteção, Assertividade, Princípio Feminino etc. Iremos focar nas questões femininas da Menarca, Maturidade e Menopausa.

MÓDULO 20 –Danças Circulares Sagradas - Profa. Mairany Gabriel

23 e 24 de abril

As Danças Circulares Sagradas tem sua origem na Comunidade Holística de Findhorn, norte da Escócia, através do trabalho de meditação ativa do professor e bailarino alemão Bernhard Wosien.  Propõe-se trabalhar a história das Danças Circulares Sagradas; a metodologia criada por Bernhard Wosien, o conceito do círculo e a função do Focalizador; a Dança e a reprodução de símbolos arquetípicos; prática de danças tradicionais e contemporâneas; as Danças Circulares Sagradas no processo de autoconhecimento e saúde; argumentos da inclusão das Danças Circulares Sagradas como Prática Integrativa e Complementar na saúde.

24 de abril – domingo: A Cosmovisão de Santa Hildegarda e seu trabalho precursor com as plantas medicinais -Profa. Eloísa Pimentel

Santa Hildegarda foi uma Naturopata muito antes do termo se tornar conhecido. Hildegarda de Bingen, freira beneditina alemã do século XII, foi canonizada em 2012, e tem vários livros sobre plantas medicinais, alimentação  e tratamentos naturais para diversas doenças. Ela é estudada como uma freira que há 800 anos nos ensinou os bálsamos para a cura. 

MÓDULO 21 –Ressonâncias: a Fitoterapia e sua relação com os 5 elementos - Prof. Maximo Guirello

28 e 29 de maio

A Ressonância por meio das ervas atua com a concepção básica de que as ervas possuem um campo de energia com a capacidade de gerar influência sobre a anatomia sutil dos seres vivos. Apresentaremos uma abordagem das Ervas e Plantas Medicinais e sua relação com os 5 elementos da Constitucional Chinesa;

MÓDULO 21 –  Os chakras como um processo evolutivo do ser humano - Profa. Zahra Rahysa Hedjazi

25 e 26 de junho

Apresentação de uma leitura mais abrangente dos chakras como centros de energia no corpo com a função de proporcionar uma evolução da consciência espiritual dos seres humanos. Conhecer os cristais, os sons e os óleos essenciais que podem ser usadas em cada um dos chakras para equilíbrio da saúde em geral e para estimular a iluminação espiritual.

ATENÇÃO: A ordem de apresentação dos Módulos poderá sofrer mudanças em razão de imprevistos.

Horário e Duração 

O curso completo tem a duração de 22 meses, com aulas uma vez por mês, começando no sábado, das 09h às 18h e terminando no domingo, das 09h às 13h. As inscrições podem ser feitas em qualquer mês do ano e a carga horária se inicia a partir do módulo em que começou o curso.

Investimento 

Investimento 

Matrícula:

R$175,00 

Mensalidade:

22 parcelas de R$ 656,00 com vencimento no dia 10 de cada mês.

Mani Alvarez - Mestre e Doutora em Filosofia da Educação, pela UNICAMP; cursos avançados de aperfeiçoamento na França, formação em Psicanálise pela Sociedade Campinense de Psicanálise, e Especialização em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT; diretora do CLASI – Instituto de Transpessoal e coordenadora do convênio com a Faculdade Vicentina de Curitiba;
Lucia Lucato - Especialização em Práticas Complementares e Integrativas na Saúde, pelo Clasi e Faculdade Vicentina, Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração(1980), Enfermagem do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Araras (1987); formação em Aromaterapia.
Monica Cervini - Psicóloga, com Especialização em Psicanálise e Psicodiagnóstico Infantil; Pós Graduação em Terapia Floral e  Psicossomática pelo IBEHE (instituto brasileiro de estudos homeopáticos); Professora do Curso de Especialização de Terapia Floral – Facis; Professora do Curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi.. Assistente de Coordenação do Curso de Naturologia. Professora da Universidade Federal do Rj ( Ufrj) no Curso de Especializaçao em Terapia Floral; e de Capacitação Profissional em Terapia Floral em São Paulo, Londrina, Campo Grande, Rio de Janeiro. Presidente da Associação Paulista dos Profissionais de Terapia Floral.
Luciana Fernandes - Farmacêutica e Bioquímica, pós graduada em gênero e sexualidade e pesquisa e farmácia clínica, facilitadora de grupos e palestrante, com uma ampla especialização em ciências humanas através da Antroposofia. Estudou o método científico de Goethe na Inglaterra e é formada no Futuro da Aprendizagem, uma metodologia Holandesa de desenvolvimento humano. Idealizadora da BemSer Saúde.

Wanda Patrocinio - Pedagoga, Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação pela UNICAMP. Criadora do Instituto GeroVida, em Campinas; Professora e Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional (Instituto Quantum). Docente do curso de Mestrado em Psicologia / Psicossomática (UNIB, SP). Curso de Extensão em Psicogerontologia (PUC-SP). Bailarina, Massoterapeuta e Argiloterapeuta
Octávio Augusto Contatore - Possui graduação em psicologia, mestrado em Saúde Coletiva e é doutorando no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve estudos na área de Saúde Coletiva, no Laboratório de Práticas Alternativas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPACIS). Psicólogo, Professor e Terapeuta de
Práticas Tradicionais Chinesas, especificamente em Acupuntura, TuiNá (Massagem Chinesa), Fitoterapia Chinesa, Tai Chi Chuan e Tao In (Meditação).
Rita Batistella - Graduada em Matemática Pura e Aplicada, fez cursos em Terapias Corporais na Associação de Massagem Oriental, do Brasil – AMOR - e vários cursos na área holística e complementar, como Do-In, Reiki, Isis Seichim, Shiatsu, Reflexologia, Polarização e Equilíbrio dos chakras. Tem pós- graduação em Psicologia Transpessoal pelo CLASI, e ministra cursos e workshops em Psicobiologia dos quatro elementos; Desenvolveu um sistema de massagem aplicando o princípio dos quatro elementos no equilíbrio físico e psicológico. Atualmente desenvolve técnicas de Reflexologia a partir dos quatro elementos.

Raquel Pereira Alves – Mestre em Educação (UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas; Arteterapeuta (NAPE – Núcleo de Arte e Educação). Psicodramatista (SOBRAP – Sociedade Brasileira de Psicologia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama); Licenciada em Educação Artística/ Artes Visuais (FUMESU – Fundação Municipal de Ensino Superior - MG); Formação em Educação em Valores Humanos (Fundação Peirópolis, MG/SP); professora de História da Arte (NAPE); professora do módulo “Metodologia da Educação em Valores Humanos” e “Arteterapia aplicada aos cuidados com a saúde” (CLASI). Livros publicados (coord): O desenvolvimento do ser humano integral: as dimensões humanas. Editora Millennium, Campinas, 2012 e Políticas Públicas de Educação: Coletânea de Pesquisas sobre a
Região Metropolitana de Campinas. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2018.
Maximo Guirello - Formação em Ciências Sociais e Antropologia. Especialização em Medicina Tradicional Chinesa e em Fitoterapia Brasileira. Criador do Herbário Maximiliano, especializou-se no cultivo de plantas aromáticas e medicinais. Estudou na França, Estados Unidos e Brasil.

Eloisa Pimentel - Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Residência e Especialização em Saúde Pública- UNICAMP. Especialização em Homeopatia e Acupuntura. Formação e especialização em Fitoterapia. Formação em Medicina Antroposófica. Pós formação em Homeopatia Unicista-Bélgica. Atuação- Prefeitura Municipal de Campinas, médica homeopata acupunturista do Centro de referência em Reabilitação e consultório particular.

Zahra Rahysa Hedjazi - Formada em Arquitetura em Urbanismo, especialista em Gestão e Planejamento Urbano, e em Direito Imobiliário e Urbanístico. Formada em Técnica de Radiestesia, Radiônica e Geobiologia no Projeto Reiki Conexão; Certificada como Operadora da Mesas Radiônicas Quânticas, Operadora das Mesas RP ® Portal de Sirius 2020 e Ministrante e Facilitadora das Mesas RP ® por Régia Prado;
Maria Luiza Lamac - Cirurgiã dentista , com graduação pela Escola de Odontologia da UFMG. Especialista em Acupuntura (MTC), pela ACDC, habilitada em práticas integrativas e complementares à saúde bucal, pelo CROSP. Docente no curso de Acupuntura da ACDC, até 2007 e do curso de terapia Floral voltado para a Odontologia. Pós graduação em Acupuntura( MTC),  pelo IBEHE-UNAERP. Reikiana, pela Associação Brasileira de Reiki; Estudos em Hipnodontia e Medicina Psicossomatica, pela Associação Brasileira de Hipnodontia. Curso Básico, Avançado e Aprofundamento teórico e prático em Cromoterapia, no Centro de Estudos Holisticos. Cursos Básico e Avançado em Radiestesia e Radionica, no Centro de Estudos Avançados de Parapsicologia. Curso de Ervas medicinais, no Herbarium. Responsável técnica, atendimentos, pesquisa na área de cromoterapia, terapia floral, radiestesia e radionica, psicossomática aplicada à saúde, em auxilio a portadores de HIV,  no Centro de Controle e Investigação Imunológica "Dr A. C. Corsini", desde 1989, por 19 anos.
Mairany Gabriel - Arte Educadora pela PUCC; professora de Música pelo Conservatório Musical Campinas PUC; Mestra Reiki; Especialista em Arteterapia pela FCM Unicamp, turma 2003; Especialista em Danças Circulares e Jogos Cooperativos pela Unipaz Campinas/ Campos Elíseos; Especialista em Psicologia Transpessoal pelo CLASI; aluna especial da Saúde Coletiva / Lapacis, FCM Unicamp. Conselheira do
Conselho Municipal de Cultura de Paz; responsável pelo projeto Intervenções Urbanas pela Cultura de Paz – Danças Circulares Sagradas no Parque Ecológico de Campinas desde 2006.
Mariana Schamas - Cinesiologista e massagista focada no alívio da dor. Tenho especialização em reabilitação cardiopulmonar, nutrição e exercício. Formada em cinesiologia, exercício e nutrição pela Califórnia State University em Hayward. Graduada no Educating Hands Institute, na Flórida, faculdade especializada em massagem terapêutica e hidroterapia. Pós-Graduada em Dor pelo Hospital Sírio Libanês.
É membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). Membro da International Association for the Study of Pain (IASP), Idealizadora e Coordenadora da Caminhada Pare a Dor e Secretária do Comitê de Práticas Integrativas e Complementares da SBED.
Ligia Guirello – Formada em Pedagogia, Pós-graduada em Psicodrama, cursos complementares de formação em Radiestesia, Cristalterapia, Terapia Floral, Ervas Medicinais, Homeopatia, Cone Hindu, ThetaHealing e Reiki. Terapeuta Holística registrada na ABRATH. Faz parte do grupo de Instrutores do programa da Unicamp UniversIDADE PROEC, ministrando oficinas sobre Cristalterapia.