Crianças na fazenda de vegetais
Pós-Graduação em Educação Transpessoal

27

Março

Período: Março de 2021 - Setembro 2022

Carga Horária: 360h

Sábado das 09h às 18h

Domingo das 09h às 13h

Como seria uma pedagogia orientada por valores que refletissem as emoções e os ideais mais profundos e verdadeiros dos educadores? Como seria se pudéssemos resgatar aqueles sonhos que conduziram os educadores às salas de aula esperando poder transmitir aos seus alunos o fogo da transformação interior?

Essas foram as perguntas que nortearam a organização desse curso.

A partir da Educação Transpessoal, vamos criar as condições práticas para a ascensão de uma docência espiritualizada, uma ciência com consciência, consolidando um aprendizado mais significativo, coerente e prazeroso.

Temos como proposta unir num mesmo percurso, as emoções, as incertezas, os saberes já construídos pelos participantes, aspectos que fazem parte do processo de criação e construção de uma nova didática, um novo caminho para se ensinar e aprender.

Educadores são como Árvores da Vida em perpétua evolução! Como as árvores, eles também carregam a sabedoria de passar pelas quatro estações, sempre se reconstruindo e oferecendo a sombra de sua copa aos seus aprendizes.

18 Módulos

Aulas 1 final de semana por mês!

LOCAL:

Sabiah- Encontro de saberes

R Paulo Lanza, 91

Jd Santa Genebra 2, Campinas-SP

NA ENTRADA DE BARÃO GERALDO ATRÁS DO POSTO

 

Coordenadora do curso

Raquel Pereira Alves

Certificado e Titulação 

Diploma de Pós-graduação Lato Sensu em Psicologia Transpessoal pela Faculdade Vicentina. Certificado de Especialista em Transpessoal, pelo CLASI. O recebimento do Diploma estará condicionado a Presença do aluno em 80% dos Módulos (é necessária a posterior reposição) Entrega do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e Todas as mensalidades quitadas.

 

ATENÇÃO!!! LEIA!!!

  • Caso o período de confinamento em função da pandemia do COVID seja estendido e não possamos iniciar o curso na modalidade PRESENCIAL, INICIAREMOS na data prevista de forma ONLINE.

  • Pode haver alterações na ordem de realização dos módulos em razão de necessidades.

  • Recomendamos leitura da apostila e bibliografia indicada.

  • Recomendamos fazer terapia individual e participar de algum trabalho voluntário como estágio.

  • Durante o curso teremos orientação de trabalho do TCC segundo as normas do Trabalho Científico da ABNT e metodologia de pesquisa. Ao final do curso, após recebimento do Diploma, os alunos poderão se filiar a Abrath - Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos https://www.abrath.org.br

Grade 

I. UM PROJETO TRANSPESSOAL EM EDUCAÇÃO: O QUE PROPÕE A TRANSPEDAGOGIA?

Dias 27 e 28 de março de 2021

A Educação Transpessoal é a aplicação da visão transpessoal ao ensino desde os primeiros anos, visando a formação do caráter e o resgate dos valores humanos. Inspirando-se na psicologia Transpessoal, esse novo método tem por foco iniciar a criança no auto-conhecimento das múltiplas dimensões de sua consciência, através de técnicas simples e naturais. Para isso, é preciso que pais e educadores também passem pelo processo e despertem para as riquezas de seu ser interior. Estudos e pesquisas têm demonstrado os efeitos positivos para o equilíbrio físico, mental e emocional das práticas de expansão da consciência.


II. O ESTUDO DA CONSCIÊNCIA EM EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA CINESIOLOGIA

Dias 24 e 25 de abril

Entender os conceitos de força e poder, dentro de uma visão que considera os níveis de consciência e as emoções humanas. O Educador precisa aprender a sustentar em sua vida as energias necessárias para sua própria transformação, para assim facilitara transformação no outro.

V. O AUTOCONHECIMENTO ATRAVÉS DA LEITURA DO AUTORRETRATO
Dias 24 e 25 de Julho

Que marcas estamos imprimindo no mundo em que vivemos? Como estamos tecendo a nossa história de vida? Qual o legado que estamos construindo?

Encontrar possíveis respostas para estas perguntas, através do trabalho de construção e criação do autorretrato; os autorretratos da Pré-História à contemporaneidade; Registro pessoal do diálogo com o autorretrato; propicia ao participante a oportunidade de descobrir-se e

surpreender- se com a beleza de ser o que é, sujeito em construção!

 

IV.  EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Dias 28 e 29 de Agosto

Temas a serem abordados - Incluir para excluir? (Des)patologizar a infância e o cotidiano escolar. Doenças do não aprender e do não se comportar. Afinal, O que estamos fazendo com as crianças? Vivemos num impasse socio político e social onde a (indispensável) inclusão, indispensável e urgente, é muito falada e ainda pouco realizada na prática. Aprender (e ensinar) a ouvir, ver, sentir, validar e qualificar os sujeitos em suas singularidades, a partir de uma interlocução da educação com a psicanálise, é uma aposta de abertura ao outro e às nossas limitações humanas. Interrogar-nos e interrogar a educação (leia-se a sociedade e a nós, seres humanos) que temos e a educação que queremos, a partir do Desejo, pode nos apontar saídas criativas e humanizadas para a educação inclusiva.

VI. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Dia 25 e 26 de Setembro

Demonstrar a importância do conhecimento de povos originários sobre técnicas de expansão da consciência, seus mitos, seus rituais. Neste resgate de nossa ancestralidade, vamos trabalhar quatro arquétipos fundamentais para a educação, que são o Guerreiro, o Curador, o Visionário e Mestre. E desta forma, promover o reconhecimento de quatro caminhos possíveis para o desenvolvimento da personalidade.

Expressão artística como linguagem humana; a função suprapessoal da arte; valor e propriedades terapêuticas da arteterapia.

VII. SABEDORIA DE INTEGRAR AS NOSSAS ‘ SOMBRAS’

Dia 13 e 14 de Março

Conceitos básicos da psicologia analítica de Jung; exercícios terapêuticos para reconhecer, aceitar e integrar a Sombra pessoal;

VIII. PSICOAROMATERAPIA: OS ÓLEOS ESSENCIAIS E AS EMOÇÕES

Dia 24 e 25 de Abril

O uso dos óleos essenciais como um recurso transpessoal; suas indicações e aplicações na cosmética, culinária e saúde; os arquétipos dos óleos essenciais no tratamento dos distúrbios emocionais.

IX. ABORDAGEM TRANSPESSOAL NA EDUCAÇÃO

Dia 15 e 16 de Maio

Metodologia da educação pautada em Valores Humanos. Educação como principal ferramenta de transformação social.

X. TERAPIA TRANSPESSOAL – METODOLOGIA E PRÁTICA

Dia 19 e 20 de Junho

Demonstrar a importância do conhecimento de povos originários sobre técnicas de expansão da consciência, seus mitos, seus rituais. Neste resgate de nossa ancestralidade, vamos trabalhar quatro arquétipos fundamentais para a educação, que são o Guerreiro, o Curador, o Visionário e Mestre. E desta forma, promover o reconhecimento de quatro caminhos possíveis para o desenvolvimento da personalidade.

XI. LIDERANÇA MEDIADORA:  AUTORIDADE E COMPETÊNCIA NA SALA DE AULA

Dia 26 e 27 de Fevereiro

Ensinamentos inspirados no livro O Monge e o Executivo sobre como implantar uma liderança servidora em empresas e instituições, e como melhorar o desempenho visando os relacionamentos e despertando o que há de melhor em cada um. Técnica usada no meio empresarial para solução de problemas emocionais de liderança.

XII. JOGOS COOPERATIVOS PARA A PAZ

Dia 26 e 27 de Março

O que são jogos cooperativos? Diferença entre jogos cooperativos e jogos competitivos. O outro como adversário ou como parceiro? O despertar da consciência cooperativa. Objetivos dos jogos cooperativos. O exercício da convivência para o desenvolvimento pessoal e para a transformação social. Oficina: jogos cooperativos para a paz.

XIII. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

Dia 23 e 24 de Abril

Princípios e Conceitos Básicos da CNV; Escuta Ativa e Expressão Autêntica; Formas de Comunicação que bloqueiam e que favorecem a Conexão; Necessidades Humanas Universais; Autoempatia e Heteroempatia; Pedidos x Exigências; Julgamentos x Necessidades e Sentimentos. Práticas em duplas, Dinâmicas de Grupo, Encenação de Padrões e Círculo de Diálogo, que propiciam aos participantes condições para autopercepção sobre como interagem e se comunicam com as outras pessoas no seu cotidiano. A partir disso, eles identificam os padrões mais presentes em suas atitudes e experimentam novas formas de interagir na comunicação.

XIV. EDUCAÇÃO E VALORES HUMANOS II

Dia 28 e 29 de Maio

Revisitando as matrizes dos valores humanos em nossa vida: legados materno e paterno. A presença desse legado em nossa escolha profissional. Linha do tempo da Vida Profissional: marcos principais. Projetando o futuro: Linha do Tempo com os aprendizados da Transpessoal. Não há docência sem discência: saberes necessários à prática educativa pautada nos Valores Humanos

XV. A ARTE COMO INSTRUMENTO PARA EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA

Dia 25 e 26 de Junho

Arte como forma de expressão e comunicação; Função transpessoal e transformadora da arte; Valor e propriedades didáticas dos materiais expressivos; Arte como instrumento para guiar, incentivar e desenvolver uma relação prazerosa de confiança e receptividade à natureza em todas as suas formas (antídoto para um excesso de artificialidade dos dias de hoje); Arte como promotora do autoconhecimento; Arte como estímulo à sensibilidade, ao discernimento e à gratidão. Arte como facilitadora no processo de transmissão de conhecimento.

XVI. A MAGIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Dia 30 e 31 de Julho

Experiência lúdica de visitar a vida de grandes mestres, santos, heróis, filósofos, índios e líderes políticos, através de histórias que ensinam e fascinam. Como recriar a magia de sua história de vida? Um caminho para os educadores.

XVII. AVALIAÇÃO E CELEBRAÇÃO DO ENCERRAMENTO DO CURSO

Dia 26 e 27 de Janeiro

Todos os professores, alunos e convidados.

Investimento 

MATRÍCULA: R$100,00 até DEZEMBRO DE 2020, após essa data, R$250,00

MENSALIDADES: 18 parcelas de R$ 620,00, começando em Setembro de 2020.

(dia 10 de cada mês, por boleto ou cartão de crédito)

 

*O reembolso parcial (50%) será realizado apenas com aviso prévio de 30 dias, após esse período não haverá reembolso.

Corpo Docente 

Ana Alvarenga - Mediadora de Conflitos Familiar e Organizacional, e Especialista em Comunicação Não Violenta.

André Lima – Filósofo, com Especialização na Universidade de Tóquio, Japão, formação em Psicanálise pela Société Française de Psychanalyse, em Paris e em Parapsicologia pela University of Edimburg, Inglaterra.

Celso Galhardo Monteiro - Médico homeopata e antropológico, membro da Organização Brahma Kumaris.

Cida Silva - Psicóloga, Pedagoga, Especialista em Psicopatologia e Dependência Química, e pós graduada em Psicologia Transpessoal.

Cristina Florentino - Psicóloga Clínica, Helper em Pathwork e Consteladora Familiar.

Denise Sanematsu Kato - Psicóloga, Instrutora de Mindfulness pela Breathworks - Reino Unido e de meditação na Sangha Plena Consciência.

Flavio Oliveira – Pós-graduado em Psic. Transpessoal, Constelador Familiar, Reprogramação Biológica e Bioalinhamento e Multiplicador da CIV.

Francisco Masuda - Arquiteto, Practitioner em Thetahealing, Guia de Respiração pelo I.I. Bioflow.

Luci Helena Fernandes – Pedagoga com pós-graduação em Psicologia Transpessoal pelo CLASI.

Lucia Lucatto – Enfermeira, com pós-graduação em Práticas Complementares e Especialização em Aromaterapia.

Lysiane Resende Fonseca – Terapeuta Transpessoal, formação pelo CLASI.

Mani Alvarez – Diretora do CLASI, mestre e doutora em Filosofia da Educação

Marta Gehringer – Psicóloga, Terapeuta Transpessoal e pós-graduada em Arteterapia.

Mônica A S Gomes – Coordenadora do Clasi, Terapeuta Transpessoal, Master Coach Integral Sistêmico e facilitadora de Danças Circulares .

Raquel Pereira Alves – Mestre em educação, pós graduada em Psicodrama Pedagógico e em Arteterapia.

Rita de Cássia Batistella – Terapeuta Complementar e pós-graduação em Psicologia Transpessoal pelo CLASI

Rodolfo Valentin - Engenheiro Agrônomo, membro da Soc. Brasileira de Psicanálise, formado em Meditação e Yoga pelo Instituto Narayama - SP

Rodrigo M. Wentzcovitch – Psicólogo e MBA em Gestão de Pessoas, pós graduação em Psicologia Transpessoal pelo CLASI.

Ronald Negri Junior – Teólogo e Gestor de Empresas.

Wanda Patrocínio - Doutora em Educação, Mestre em Gerontologia, Pedagoga, Pesquisadora e Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional (HQI).

Zahra Rahysa Hedjazi - Arquiteta, Terapeuta quântica e Especialista em Radiestesia, Radiônica, Feng Shui e Mesas Psiônicas RP.

Horácio Frazão - Escritor, Pesquisador da Consciência Humana, Palestrante e Treinador em Metamodulação Não-local e Holografia da Mente.