
Quais são as bases para uma nova psicologia da mulher?
Muitas tem sido as transformações vividas pelas mulheres diante dos desafios de uma nova realidade. O mundo mudou e sentimos a necessidade de ter outros parâmetros para entender e atender essa nova demanda. Hoje as mulheres convivem intensamente com a busca por autonomia financeira e emocional, mas ainda sofrem os danos de uma enorme carência afetiva, que resultam em extrema vulnerabilidade.
Há um protagonismo feminino em ascensão, que inclui aspectos materiais e também psicoespirituais. A identidade sexual das mulheres passa por processos internos de diversificação, com toda uma gama de conflitos pessoais e existenciais. São muitos fatores que apontam para a necessidade de um novo enfoque para a psicologia da mulher, abordando tecnologias da consciência fundamentadas nas mais recentes descobertas das Neurociências e no resgate de memórias ancestrais.
Precisamos de abordagens terapêuticas que tenham um olhar feminino e incluam estudos sobre nossa ancestralidade. Passado, presente e futuro devem compor uma nova versão da psicologia da mulher no século XXI. Tudo isso faz parte do contexto teórico da pós-graduação que ora apresentamos neste curso.
Para quem é esse curso?
Profissionais da área da psicologia, saúde, educação, filosofia e ciências humanas em geral, que buscam um novo olhar teórico e prático sobre a psicologia feminina para aprimorar e adequar suas intervenções pedagógicas e clínicas em trabalhos com mulheres. Um curso também indicado para quem busca o autoconhecimento.
Coordenação do curso:
Dra. Maria Escolástica Alvares da Silva: Psicanalista, membro fundadora da Associação Livre de Psicanálise, e do CLASI – Instituto de Transpessoal; formada em Filosofia, pela PUC de Campinas, com Mestrado e Doutorado em Filosofia e História da Educação, pela Faculdade de Educação, UNICAMP. Tem formação em Psicanálise Lacaniana, pela Sociedade Campinense de Psicanálise (SCP), cursos de complementação para doutorado na Université Paris VII, Sorbonne Université, em Paris e Especialização em Psicologia Transpessoal, pela ALUBRAT – Associação Luso Brasileira de Transpessoal, em 1998.
Formação em Coach de Educação Transpessoal, pela Escuela Espanhõla de Desarrollo Transpersonal, Madrid; Formação de Acompanhante Holístico de Doentes Terminais, pela Escuela Internacional de Medicina y Cultura Oriental, em Santiago do Chile.
Livros publicados: ‘Psicologia Transpessoal: a ponte entre espiritualidade e ciência’, Ed. Pontes; ‘Transpedagogia – educar para a consciência’, Ed. Pontes; ‘Surfando nas ondas da Transpessoal’, ed. Pontes, 2020; ‘As Mil Faces do Feminino’, ed. Mundo de Letras, Campinas, 2023; ‘O Gozo Feminino’, pela Iluminuras; ‘A Mulher e a Psicanálise, uma visão feminina’, Iluminuras, no prelo.
Outras informações:
Serão 18 módulos com início em 30 e 31 de agosto de 2025, sendo as aulas online ao vivo pelo Zoom, complementadas com atividades didático-pedagógicas de leitura, seminários sobre temas específicos, análise de livros e filmes, estágio prático, monitorias e supervisão durante o curso.
O horário das aulas será: sábado das 9 às 18 hs e domingo das 9 às 12 hs.
Corpo Docente e conteúdo:
O curso conta com uma equipe de professores especializados e uma programação que inclui recursos tecnológicos diferenciados para a prática profissional.
Daniele J. Rafael - Especialista em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas, em Gerenciamento de Projetos e em Sistemas de Gestão da Qualidade. Facilitadora de grupos através da CNV, Processos Circulares e outros.
Eloísa Lopes Campos - Especialização em Neurociências e Musicista.
Juliana Costa de Souza - Advogada com Especialização em Sexualidade.
Mani Alvarez – Fundadora do CLASI, Mestre e Doutora em Filosofia da Educação, Psicanalista, Terapeuta Transpessoal e Autora de vários livros.
Maristela Colombo - Neuropsicologia Clínica, Mestre em Ciências Sociais, Psicodramatista.
Mônica A.S. Gomes – Gestora do Clasi, Terapeuta Transpessoal, Consteladora Familiar Sistêmica, Psicogenealogista, Terapeuta Comunitária e facilitadora de Danças Circulares Sagradas.
Raquel Pereira Alves – Mestre em educação, pós graduada em Psicodrama Pedagógico e em Arteterapia.
Vanessa Furlan Ferreira - Terapeuta Integrativa, Sexóloga e Traumatologista.


18 Módulos ao vivo pelo Zoom
18 Apostilas
Atividades didático-pedagógicas Seminários
Análise de livros e filmes
Estágio prático
Supervisão durante o curso
Coordenadora do curso
Maria Escolástica Alvares da Silva
Certificado e Titulação
-
Pós-Graduação Lato Sensu reconhecida pelo MEC: Diploma de Especialista em Psicologia da Mulher emitido de acordo com o disposto na res. CNE/CES 01/2018, de 06 de abril de 2018.
-
Formação Livre: Diploma de Terapeuta da Mulher emitido pelo CLASI - Instituto de Transpessoal.
-
O recebimento do Diploma estará condicionado a presença do aluno em 80% dos Módulos (até 3 faltas, com direito a posterior reposição); participação das atividades propostas e todas as mensalidades quitadas.
ATENÇÃO!!! LEIA!!!
-
Não temos TCC.
-
Ao final do curso, após recebimento do Diploma, os alunos poderão se filiar a Abrath - Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos https://www.abrath.org.br*
-
Em caso de desistência, o valor da matrícula não será devolvido.
* desde que atendidas as exigências deles.
Conteúdo ▼
2025
Mod. 1 - A sustentabilidade nos primórdios da humanidade - Profa. Dra. Mani Alvarez
30 e 31 de agosto de 2025
-
De onde viemos, onde estamos, para onde vamos? Evidências arqueológicas, antropológicas e históricas da milenária cultura matrística.
-
A cosmologia sagrada mantida pela religião da Grande Mãe
-
A mudança de era a partir da instituição do sistema patriarcal.
-
Surge um novo modelo social e político fundamentado na competitividade, no poder hierárquico e na conquista de riquezas e territórios
Atividade didático-pedagógica: Seminário sobre o cap. 1 “Viagem a um mundo perdido: os primórdios da civilização”, do livro O Cálice e a Espada, de Riane Eisler.
Mod. 2 - A Mitoterapia como uma técnica para o autoconhecimento - Profa. Dra. Mani Alvarez
27 e 28 de setembro de 2025
-
Uma nova interpretação do psiquismo feminino através da mitologia em suas representações criptológicas, simbólicas e hieroglíficas.
-
Os conhecimentos transgeracionais mantidos através dos arquétipos.
-
Ensinamentos e aspectos psicoespirituais dos arquétipos das deusas.
-
A identidade feminina ressignificada a partir das deusas da mitologia.
Atividade didático-pedagógica: Seminário sobre o capítulo do livro Mulheres que correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola, “A ressurreição da mulher selvagem”.
Mod. 3 - Visão Sistêmica e Psicogenealogia - Profa. Mônica A.S. Gomes
25 e 26 de outubro de 2025
-
A concepção sistêmica da vida e a rede de padrões interconectados na cultura matrística.
-
A percepção da interdependência fundamental de todos os fenômenos e suas consequências na visão de mundo.
-
Os conceitos da Psicogenealogia na compreensão dos conflitos emocionais.
-
A compreensão da transmissão transgeracional e os processos de cura.
Atividade didático-pedagógica: Seminário do cap. 4 “Uma ordem obscura surge do caos: do cálice à espada”, do livro O Cálice e a Espada, Riane Eisler.
Mod. 4 - Os danos psicológicos da violência contra as mulhers - Profa. Dra. Mani Alvarez
29 e 30 de novembro de 2025
-
A ‘caça às bruxas’ por decreto da Igreja durante 400 anos.
Padrões transgeracionais inconscientes de medo e impotência nos comportamentos de submissão feminina.
-
A atual caça às ‘bruxas’ nos países africanos e a violência sexual crescente no mundo.
-
Tecnologias e Recursos da Psicologia Transpessoal para mudar os registros do trauma e desativar a tendência à vitimização.
Atividade didático-pedagógica: debate sobre o filme A Virgem Vermelha, no Prime Vídeo, direção de Paula Ortiz.
Mod. 5 - A nova consciência feminina: a maternidade como instrumento para transformar o mundo - Profa. Juliana Costa de Souza
13 e 14 de dezembro de 2025
-
Fases da Vida – Da Inconsciência Herdada à Maternidade Consciente: Compreender a herança de repetições de padrões para transformar o futuro da linhagem feminina.
-
Concepção Consciente – O Princípio da Escolha Informada : Preparar uma filha exige romper o silêncio e transmitir com coragem saberes ancestrais proibidos por gerações.
-
Nascimentos Respeitosos – Gestação, Parto e Puerpério: O nascimento como um evento chave na transformação da consciência.
-
Maternidade Íntegra – Transmissão Intergeracional da Consciência Feminina: Quando a mãe desperta, toda uma linhagem floresce.
Atividade didático-pedagógica: Seminário sobre o livro ‘ Um amor conquistado: o mito do amor materno’, Elisabeth Badinter
2026
Mod. 6 - Aspectos que diferenciam a vivência da espiritualidade nas mulheres - Profa. Dra. Mani Alvarez
24 e 25 de janeiro de 2026
-
Teólogas e Rabinas resgatam o princípio feminino representado pela deusa Shekinah nos textos sagrados.
-
A religiosidade das Beguines nos séculos XII e XIII , sem hierarquias, sem líderes, sem pastores nem Igrejas.
-
As mulheres santas da India (Bhairavis), nas cavernas do Himalaia, sem dogmas nem teologias, em profundo estado meditativo de Unidade com o Divino.
-
A psicoespiritualidade feminina e o resgate da Deusa como expressão de consciência ecológica e planetária.
Atividade didático-terapêutica: Seminário sobre o capítulo “O parceiro: a união com o outro”, do livro Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola.
Mod. 7 - A mulher e o resgate do feminino: uma vivência por meio do Tatagrama - Profa. Maristela Colombo
21 e 22 de fevereiro de 2026
-
Movimento de reconexão com o sagrado feminino através do resgate das imagens de poder e do respeito à natureza.
-
Recuperar a espontaneidade e criatividade por meio do Psicodrama e Sociodrama focando nas inquietações pessoais, profissionais, sociais, culturais e de saúde da mulher.
-
Promover o autoconhecimento, desvendar segredos, estimular os sentidos, as emoções, a consciência corporal e a imaginação através do Tatagrama.
-
Uma interpretação da depressão feminina a partir do significado arquetípico da separação mãe-filha no mito de Deméter e Perséfone.
Atividade didático-pedagógica: debate sobre o filme Substância, no Prime Vídeo, com Demi Moore focando o terror feminino diante do envelhecimento e a exploração da mulher pela indústria da beleza.
Mod. 8 - Chaves para o equilíbrio psicológico da mulher através da calibração energética - Profa. Mônica A.S. Gomes
28 e 29 de março de 2026
-
O processo evolutivo consciencial do ser humano através da ativação dos chakras e leitura neurofisiológica dos centros energéticos do corpo.
-
Interpretação psicossomática a partir dos sintomas relacionados aos chakras.
-
A evolução da consciência através do sistema Hawkins de calibração da energia.
-
Treinamento cinestésico para avaliação do nível de consciência pelo sistema Hawkins.
Atividade didático-pedagógica: Seminário sobre o capítulo “O corpo jubiloso: a carne selvagem”, do livro Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola
Mod. 9 - Uma jornada criativa através da arteterapia - Profa. Ms. Raquel Alves Pereira
25 e 26 de abril
-
Desenvolver a visão simbólica do feminino através das Mandalas
-
Registros autobiográficos, plásticos e escritos como a matéria-prima para o autoconhecimento
-
A importância de vivenciar a expressão criativa e terapêutica do autorretrato
Atividade didático-terapêutica: Seminário sobre o cap 5 “Memórias de um tempo perdido: o legado da Deusa”, do livro O Cálice e a Espada, de Riane Eisler
Mod. 10 - A cura alquímica da ‘criança ferida’ - Profa. Eloisa Lopes Campos
30 e 31 de maio
-
O inconsciente coletivo das mulheres na história de Cinderela.
-
O processo de cura da ‘criança ferida’ na mulher e seu resgate de poder e alegria no Terceiro Ato da Vida.
-
A mulher e sua representação na vida: o encontro de sua verdadeira força sábia e amorosa no lugar da ‘sujeição’ feminina.
-
Vivência reflexiva e trabalho criativo sobre A Música e o Universo da Consciência, com base no material didático de Rolf Gelewski.
Atividade didático-terapêutica: Seminário sobre o livro ‘As Deusas e a Mulher Madura – arquétipos nas mulheres com mais de 50’, de Jean Shinoda Bolen
Mod. 11 - A redescoberta do poder de cura da sexualidade feminina - Profa. Dra. Mani Alvarez e Vanessa Furlan Ferreira
27 e 28 de junho
-
As milenárias ideologias misóginas e seus efeitos danosos no psiquismo feminino.
-
O traumatismo oculto e inconsciente de um não-vivido na sexualidade.
-
Educação repressora e desconhecimento do próprio corpo como agentes de doenças ginecológicas e das dificuldades orgásmicas das mulheres.
-
Os ensinamentos das Tigresas Brancas e análise do mito da deusa Afrodite para resgate do sagrado do corpo.
Atividade didático-terapêutica: Seminário sobre o livro ‘Tantra: o culto da Feminilidade, outra visão da vida e do sexo’, de André Van Lysebeth
Mod. 12 - Lidando com o estresse através de um corpo feliz - Profa. Vanessa Furlan Ferreira
25 e 26 de julho
-
O ritmo acelerado de vida das mulheres e suas expectativas para sobreviver, competir, vencer, ter sucesso.
-
O estresse, sua relação com o autoconhecimento e a compreensão dos processos neurológicos e respostas bioquímicas do corpo.
-
O paradigma do ‘modo sobrevivência’ e o poder do pensamento para alterar a química do cérebro.
-
Como gerar novas respostas neurais para despertar a química da competência e do empoderamento feminino.
Atividade didático-terapêutica: Seminário sobre os capítulos 6 e 7 “A realidade de ponta-cabeça: parte I e II do livro O Cálice e a Espada, de Riane Eisler
Mod. 13 - A identidade feminina segundo a Psicanálise - Profa. Dra. Mani Alvarez
29 e 30 de agosto
-
Como a menina se reconhece mulher segundo a visão freudiana?
-
Totem e Tabu: questões específicas do Édipo feminino.
-
A Histeria como expressão de uma linguagem que invisibiliza a mulher.
-
O mito de Isis e Osíris e uma interpretação do sagrado feminino.
Atividade didático-terapêutica: Seminário sobre o capítulo “A Mulher Foca”, do livro de Clarissa Pinkola.
Mod. 14 - Inteligência do coração e a coerência cardíaca - Profa. Mônica A.S. Gomes
26 e 27 de setembro
-
Pensamentos, emoções e reações químicas do corpo em conexão com a energia do Universo.
-
A dimensão da transcendência e a espiritualidade humana.
-
O estado de ‘coerência cardíaca’ e seus efeitos.
-
A inteligência do coração no mito de Eros e Psiquê: uma interpretação psicanalítica
Atividade didático-terapêutica: Seminário sobre o cap 11 “Rumo à liberdade: transformação incompleta”, do livro O Cálice e a Espada, de Riane Eisler
Mod. 15 - Os desafios da liderança feminina no cenário profissional - Profa. Daniele Rafael
24 e 25 de outubro
-
Competência, qualificação e resiliência das mulheres na superação das barreiras estruturais do mundo corporativo.
-
O exercício da liderança feminina e os desafios dos estereótipos de gênero no desempenho profissional da mulher.
-
Políticas de inclusão e diversidade, mudanças na cultura organizacional, flexibilidade no trabalho, empoderamento e autoconfiança das mulheres.
-
Ensinamentos da deusa Hera sobre liderança feminina a partir de outros princípios, como a empatia, inclusão, parceria e cooperação.
Atividade didático-terapêutica: Seminário sobre o cap 12 “O colapso evolutivo: um futuro de dominação”, do livro O Cálice e a Espada, de Riane Eisler
Mod. 16 - A neuroplasticidade e o empoderamento - Profa. Mônica A.S. Gomes
28 e 29 de novembro
-
A neuroplasticidade do cérebro e a criação de novas redes neurais através de psicotécnicas específicas.
-
O desenvolvimento de novas competências
-
Dores emocionais que impedem a evolução da mulher
-
Recursos da Psicologia Tanspessoal: migrar da dor para a competência
Atividade didático-pedagógica: Apresentação psicodramática livre dos 7 pecados capitais apresentados na aula
Mod. 17 - Novas narrativas embasadas na CNV e na Emotologia - Profa. Daniele Rafael
12 e 13 de dezembro
-
Análise dos fatores que dificultam a comunicação nos discursos de libertação das mulheres; a prática da escuta
-
A importância do princípio da empatia, da inclusão e da autenticidade na reivindicação dos direitos femininos.
-
Como a CNV ensina sobre os efeitos de estar presente de forma genuína e respeitosa, sem intenção de corrigir, culpabilizar ou julgar para uma convivência pacífica e amorosa.
-
A Emotologia como um acelerador dos projetos de vida.
Atividade didático-pedagógica: Seminário sobre o cap 13 “A descoberta evolutiva: rumo a um futuro de parceria” do livro O Cálice e a Espada, de Riani Eisler
2027
Mod. 18 - O pós-patriarcado e a nova Consciência Feminina - Profa. Dra. Mani Alvarez, Mônica A.S. Gomes e professoras convidadas
24 e 25 de janeiro de 2027
-
Os efeitos terapêuticos e transformadores dos Círculos de Mulheres.
-
As 4 faces da antiga religião da Deusa: a Donzela, a Mãe, a Amante e a Anciã.
-
Os campos morfogenéticos de curas e bençãos das egrégoras ancestrais.
-
As Danças Circulares Sagradas e seus efeitos de expansão da consciência.
-
Ritual de encerramento do curso e entrega dos Certificados.
Investimento ▼
Matrícula:
R$ 112,00 até dia 30 de junho de 2025.
Após: R$ 224,00
Mensalidade:
R$ 530,00 - desconto de 10% para pagamento até dia 10 de cada mês.
Alumnis do Clasi:
20% de desconto







